Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil exibe premiado drama "Narradores de Javé" na sessão Cine Nacional

Filme conquistou reconhecimento em diversos festivais no país e no

Inconformados com a possibilidade do desaparecimento da pequena cidade de Javé, os moradores se mobilizam de forma inusitada para impedir a instalação de uma hidrelétrica na região. Esse é o mote para “Narradores de Javé”, premiado longa de Eliane Caffé que a TV Brasil apresenta nesta quarta (22), às 23h, no Cine Nacional.

 

O drama reúne no elenco grandes nomes da dramaturgia nacional como José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele e Gero Camilo. A faixa de filmes da emissora pública é apresentada por Priscila Rangel que traz detalhes e curiosidades sobre essa produção nacional..

 


Premiações

 

O filme brasileiro foi premiado em vários festivais no país e no exterior. O longa recebeu sete troféus Calunga no Cine PE nas categorias Melhor filme, Melhor ator (José Dumont), Melhor atriz coadjuvante (Luci Pereira), Melhor ator coadjuvante (Gero Camilo), Melhor montagem (Daniel Rezende), Melhor som (Miriam Biderman) e Melhor direção (Eliane Caffé). O drama também levou o Prêmio Gilberto Freyre, atribuído pela Fundação Gilberto Freyre, do Recife.

 

Já no Festival do Rio, a produção foi reconhecida em três categorias: Melhor filme pelo Júri Oficial, Melhor filme pelo Júri Popular e Melhor ator (José Dumont). No Festival de Bruxelas, “Narradores de Javé” foi o vencedor do Prêmios de Melhor filme e Roteiro. Já no Festival de Fribourg (Suíça), o longa conquistou o Prêmio da Crítica. O longa participou da seleção oficial do Festival de Roterdã (Holanda).

 

Trama

 

Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé não fosse a ameaça repentina de sua extinção: Javé deverá desaparecer inundado pelas águas de uma nova hidrelétrica. Diante da terrível notícia, a comunidade decide ir à luta.

 

A população coloca em prática estratégia inusitada e original: escrever dossiê que documente os "grandes" e "nobres" feitos da história do povoado e assim justificar sua preservação. Se até hoje ninguém preocupou-se em escrever a verdadeira história de Javé, tal tarefa será executada pelos próprios habitantes.

 

Como os moradores do vilarejo são bons contadores de histórias, mas mal sabem escrever o próprio nome, faz-se necessário conseguir escrivão à altura do empreendimento. É designado, então, Antônio Biá, personagem anárquico, de caráter duvidoso, porém o único no povoado capaz de escrever com fluência.

 

Apesar de polêmico, ele terá a permissão de todos para ouvir e registrar os relatos mais importantes. Tarefa difícil, pois nem sempre os habitantes concordam sobre qual, dentre todas as versões, deverá prevalecer na memória do povoado.

 

Na construção deste dossiê, inicia-se duelo poético entre os contadores que disputam com suas histórias – muitas vezes fantásticas e lendárias – o direito de permanecer no patrimônio de Javé.

 


Ficha Técnica

Ano: 2003. Gênero: drama. Direção: Eliane Caffé, com José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele, Rui Rezende, Gero Camilo, Luci Pereira, Silvia Leblon, Nelson Dantas, Orlando Vieira, Roger Avanzi, Alessandro Azevedo, Mário César Camargo, Benê Silva, Maurício Tizumba, Henrique Lisboa, Maria Dalva Ladeia, Altair Lima. Reprise. Duração: 100 min. Classificação: Livre.

 

Serviço:
Cine Nacional – “Narradores de Javé” – quarta-feira (22), à 23h, na TV Brasil.

Ultimas

O que vem por aí