Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sem Censura recebe convidados especiais no Dia Nacional do Circo

Ator Marcos Frota e Palhaço Topetão contam experiências circenses no

Para celebrar o Dia Nacional do Circo, comemorado nesta segunda (27), a apresentadora Vera Barroso entrevista convidados relacionados ao mundo circense no programa Sem Censura, ao vivo, às 17h, na TV Brasil.

 

Participam do bate-papo o ator Marcos Frota, que fundou e dirige a Universidade Livre do Circo há mais de 25 anos, o conhecido palhaço Topetão, a experiente professora Maria Delisier Rethy e a palhaça Geni Viegas, do grupo “As Marias da Graça”.

 

Conhecido pelos personagens que interpretou na carreira, o ator Marcos Frota é um artista de circo. Identificado com essa arte milenar, ele fala sobre a Universidade Livre do Circo que desenvolve programas e ações artísticas, sociais e pedagógicas. Frota destaca que a Unicirco é um centro de excelência para o desenvolvimento técnico e artístico das atividades circenses.

 

Atualmente, as apresentações acontecem na lona instalada no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O espaço tem equipamento completo de circo, com destaque para um trapézio duplo interno e outro trapézio simples na área externa, além do picadeiro. Segundo Marcos Frota, a capacidade do local é para um público de até 2.500 pessoas.

 

Já o palhaço Topetão conta sua trajetória ligada a esse universo artístico. Ele é idealizador da companhia de circo Up Leon, já gravou DVDs, tem um canal no Youtube e fez centenas de apresentações para o público infantil em turnês que reuniram milhares de crianças nos palcos Brasil afora.

 

A carreira de Topetão, que ganhou esse apelido da apresentadora Xuxa na temporada 2000/2001 do programa Xuxa Park, conta com espetáculos em circos, teatros e shows em diversos lugares do Brasil e no exterior em parques e navios da Europa.

 

Figura marcante no circo brasileiro, a professora Maria Delisier Rethy conversa com Vera Barroso sobre os 35 anos da Escola Nacional de Circo e explica a importância da entidade para a formação das novas gerações.

 

Maria Delisier domina as modalidades de patins acrobáticos e técnicas aéreas como: lira, trapézio duplo e simples, percha, paradas em corda, quadrantes, voos, bambu e passeios aéreo. Ela já ministrou aulas na Escola Nacional de Circo e tem Mestrado em Artes Circenses.

 

Por fim, a palhaça Geni Viegas destaca a trajetória do primeiro grupo de palhaças brasileiro, “As Marias da Graça” que comemora 20 anos. Ela comenta os vários espetáculos que o quarteto já escreveu e interpretou nos quatro cantos do país encantando a garotada com a magia do circo.

 

Serviço:
Sem Censura – segunda-feira (27), às 17h, na TV Brasil.
Sem Censura – segunda-feira (27) para terça (28), à 1h45, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/03/2017 - 10:10 e atualizado em 24/03/2017 - 10:10

Últimas

O que vem por aí