Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil apresenta documentário sobre história de Guiné-Bissau

Produção traça um panorama sobre a vida no país a partir da rotina da

Reconhecido com o Prêmio RTP África de melhor documentário no Festival Imagens, o filme “Bissau D'Isabel” está na programação da TV Brasil nesta segunda (3), às 23h. A produção acompanha o cotidiano de Isabel Nabalí Nhaga para contar a história de Guiné-Bissau, primeira colônia no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal em 1974.

 

Com um histórico de instabilidade política, o país, desde então, não conseguiu que nenhum presidente eleito completasse com sucesso um mandato de cinco anos. Isso gerou um quadro de enormes dificuldades, atraso e subdesenvolvimento. O produto interno bruto per capita da nação é um dos mais baixos do mundo.

 

Bissau é a capital e cidade mais populosa da Guiné onde se aglutina e funde o mosaico étnico-cultural do país. Mais de 21 etnias com culturas e línguas por vezes totalmente distintas se reúnem na cidade. Quase metade da população fala kriol, uma língua crioula baseada no português, enquanto o restante dos habitantes fala uma variedade de línguas africanas nativas.

 

A personagem Isabel Nabalí Nhaga começou como auxiliar de enfermagem durante a luta armada de libertação nacional em 1966 e foi posteriormente em 1968 enviada a Cuba para ser formada como enfermeira instrumentista.

 

Casada, mãe de sete filhos, cinco rapazes e duas moças, ela trabalha no Bloco Operatório dos Cuidados Intensivos no Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau enquanto o marido atua em uma organização não governamental de conscientização sobre educação sexual e as doenças sexualmente transmissíveis.

 

Isabel se desdobra entre o trabalho no hospital e o cultivo de hortaliças e frutos que produz com o marido e os filhos numa horta no terreno onde residem no subúrbio da capital. A família trabalha e se mantém unida pela mão firme e segura de Isabel.

 

A partir da rotina de Isabel, o documentário dirigido por Sana Na N’Hada apresenta Bissau e sua realidade de imensas dificuldades. O longa traça um contundente painel sobre a vida na efervescente e ruidosa cidade em que as pessoas, especialmente as mulheres, se reinventam e se desdobram para encontrar possíveis formas de sobreviver.

 

Ficha técnica
País de origem: Guiné-Bissau. Ano: 2005. Gênero: documentário. Direção: Sana Na N’Hada. Duração: 53 min. Classificação Indicativa: 18 anos

 

Serviço:
Nossa Língua – “Bissau D'Isabel” – segunda-feira (3), às 23h00, na TV Brasil.
Nossa Língua – “Bissau D'Isabel” – segunda-feira (3) para terça (4), às 3h15, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/03/2017 - 18:50 e atualizado em 31/03/2017 - 18:50

Últimas

O que vem por aí