Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil exibe último episódio da série Mercados, apresentada por Geovanna Tominaga, neste sábado (8)

Produção da Sete Personagens visita o Mercadão e a Feira da Liberdade

São Paulo é o destino final da série Mercados neste sábado (8), às 15h30, na TV Brasil. A produção apresentada por Geovanna Tominaga encerra a viagem pela memória gustativa do brasileiro no imponente Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo, e na tradicional Feira da Liberdade.

 

Geovanna Tominaga mostra o prato "Virado à Paulista"

Em 13 episódios, a produção da Sete Personagens levou os telespectadores por um roteiro de identidade cultural ligado à gastronomia regional brasileira em vários empórios de alimentos no país até desembarcar em São Paulo.

 

Na capital, Geovanna descobre produtos nacionais e importados como a pitaya no majestoso Mercadão. Comerciantes que conhecem a alma do espaço trazem depoimentos emocionantes sobre o trabalho no local. O trio da Família Borges revela suas histórias.

 

A jornalista Regina Helena Paiva conta a origem do prato 'virado à paulista' servido no Mercado Municipal de São Paulo e comenta a culinária da região. Já a atriz Zulma Mercadante dá um depoimento sobre as saudades que sente da comida do interior do estado.

 

Geovanna Tominaga com sanduiche de mortadelaA série mostra como paulistas e turistas se deliciam com a montanha de mortadela do famoso sanduíche vendido na área. O Mercadão não para de noite quando começa a venda do atacado de frutas.

 

O programa da TV Brasil também vai até a Feira da Liberdade, um verdadeiro mix de cultura da paulicéia. Geovanna Tominaga conversa com consumidores e vendedores. A apresentadora ainda mostra que as codornas vendidas por descendentes de coreanos no espeto fazem sucesso.

 

Sobre a série Mercados

 

Mercados aborda um patrimônio histórico imaterial brasileiro: a oferta de comida e alimentos regionais. O programa conta a formação de empórios de alimentos, acompanha a rotina de alguns comerciantes e a oferta de produtos, além de relacionar costumes gastronômicos locais. A série é uma produção nacional da Sete Personagens.

 

Gravado em 13 cidades brasileiras, o programa traça um roteiro da produção gastronômica do país nos principais mercados regionais de Belém, Porto Alegre, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba, Recife , Campo Grande, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

No ar pela TV Brasil em episódios semanais, a série Mercados visita tradicionais empórios de alimentos Brasil afora, sendo que alguns deles têm mais de um século de existência. A cada edição, o programa traz a história do entreposto, desde sua criação até a venda dos produtos regionais.

 

"Fazer a série foi uma experiência maravilhosa. Rodamos o país e ouvimos histórias incríveis, conhecemos figuras interessantíssimas e eu ainda pude experimentar a culinária local de cada região do Brasil. Descobri produtos que nunca tinha ouvido falar", diz Geovanna Tominaga. "O público pode esperar uma verdadeira viagem pela história, cultura e pelos sabores do nosso Brasil", completa a apresentadora.

 

"Essa série não só nos ensina sobre identidade gastronômica brasileira, mas também sobre a formação de alguns ‘mercados’, que são prédios históricos no Brasil. Há um viés da história humana nos produtos que encontramos expostos a cada estrutura arquitetônica de mercado nesse país", afirma Mariana Alvim, diretora e roteirista do programa.

 

Serviço
Mercados – São Paulo – sábado (8), às 15h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/04/2017 - 17:56 e atualizado em 07/04/2017 - 09:34

Últimas

O que vem por aí