Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ver TV apresenta debate sobre os programas musicais na televisão

Especialistas comentam o cenário atual dessas atrações nas telinhas

Neste domingo (9), às 22h, na TV Brasil, o programa Ver TV destaca um panorama sobre os programas musicais na televisão brasileira. Os convidados constatam que décadas depois dos grandes festivais, o número de atrações específicas sobre o assunto tem menos espaço nas telinhas e pouca visibilidade na programação das emissoras.

 

Para discutir como esse tipo de programa se insere nas grades dos canais, o apresentador Lalo Leal recebe a jornalista especializada em rádio, Patrícia Palumbo; o ator, músico e apresentador Wandi Doratiotto e a jornalista e musicóloga Maria Luiza Kfouri.

 

Patrícia Palumbo apresentou o extinto programa Conversa Afinada, na TVE, atual TV Brasil, e reflete sobre as perspectivas atuais da música na televisão. Autora do livro “Vozes do Brasil”, ela analisa a qualidade da música produzida pelos artistas nacionais. “O que temos como produto cultural mais rico nesse país? A música. Não há país no mundo que tenha música tão rica quanto o Brasil”, defende.

 

A jornalista compara ainda com o que é realizado em outras partes do mundo. “Ritmicamente, podemos dizer a África é uma maravilha. Podemos dizer que a América e Europa tem aquela coisa, british-pop, a língua inglesa pro pop e tal, imbatível. Agora, pra canção, pra lírica, para o instrumental, pro violão, pra ritmítica também, nós somos um país de dimensões continentais, portanto, de diversidade continental, de cultura, de gênero, de tudo”, afirma Palumbo.

 

Ela também comenta como esses conteúdos podem se inserir na televisão. “(A música) é a maior riqueza que a gente tem. Como os meios de comunicação e as pessoas que decidem o que vai aparecer na tela não se dão conta disso? Dizer que o público não consome é de uma burrice imensa porque basta oferecer”, finaliza Palumbo.

 

Maria Luiza Kfour compartilha dessa mesma visão. “Músicos de primeira linha que poderiam estar em qualquer grande palco do mundo e vivem quase que clandestinamente, no que diz respeito à divulgação do seu trabalho. Então, quando a Patrícia fala da diversidade, existe essa diversidade da música brasileira completamente sufocada por uma mídia absolutamente cega e surda”, opina.

 

Para ampliar o leque de observações sobre o tema, o programa Ver TV ouviu o jornalista e roteirista de programas musicais Alexandre Pavan que comenta a falta de diversidade musical na TV de hoje. O jornalista e produtor musical Marcus Preto compara os antigos festivais dos anos 1960 com reality shows musicais atuais, como o The Voice, enquanto a cantora Camila Zamith, da banda Sexy Fi, sucesso fora do país, fala das diferenças entre a vida de artista no Brasil e no exterior.

 

Serviço:
Ver TV – domingo (9), às 22h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/04/2017 - 17:03 e atualizado em 06/04/2017 - 17:03

Últimas

O que vem por aí