Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário “Uma Longa Viagem” é destaque na sessão de filmes da TV Brasil

Produção dirigida por Lucia Murat e estrelada por Caio Blat ganhou

A TV Brasil exibe o premiado longa nacional “Uma Longa Viagem” na sessão Cine Nacional desta quarta (26), às 23h. Com direção da cineasta Lucia Murat e protagonizado pelo ator Caio Blat, a película conquistou reconhecimento em diversos festivais.

 

O documentário foi o vencedor do Festival de Gramado nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção de Arte e Melhor Ator (Caio Blat) e levou o Prêmio do Juri Popular. Além dos Kikitos, a produção também ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Málaga (Espanha) e o prêmio da Crítica de Melhor Documentário no Festival de Paulinia.

 

“Uma Longa Viagem” conta a história de três irmãos durante a ditadura no Brasil. Em 1969, a família envia o menino mais novo para fora do Brasil a fim de evitar seu engajamento na luta armada, como fez a irmã, Lucia. Heitor viaja pelo mundo ao longo de nove anos e, durante esse tempo, envia cartas à família.

 

Lucia, presa política que virou cineasta, também viaja pelo mundo, mas de modo diferente do irmão, que passou por uma série de dificuldades ao longo dos anos..

 

Miguel, o terceiro irmão, morreu, e a única coisa que eles conseguem fazer diante da perda é resgatar a memória da época em que os três viveram juntos.

 

Usando-se de entrevistas, cartas e comentários da irmã (em off), o documentário trata de memória. Não só pela forma como é feita a investigação, mas pelas razões que motivaram Heitor a dar as entrevistas e Lucia a reunir as cartas que a mãe tinha juntado durante a vida.

 

O filme levou o prêmio de Melhor Documentário (Prêmio do Público) no Festival de Málaga; Prêmio da Crítica de Melhor Documentário, no Festival de Paulinia; além de ser eleito como melhor filme e ganhar como melhor direção de arte, melhor ator e levar o Prêmio do Juri Popular, no Festival de Gramado.

 

Ficha Técnica
Ano: 2011. Gênero: documentário. Direção: Lucia Murat, com Caio Blat. Duração: 95 min. Classificação Indicativa: 14 anos

 

Serviço:
Cine Nacional – Uma Longa Viagem – quarta-feira (26), às 23h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/04/2017 - 15:21 e atualizado em 24/04/2017 - 15:21

Últimas

O que vem por aí