Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trilha de Letras estreia na TV Brasil nesta quinta (27/4)

Autor de romances policiais, Raphael Montes apresenta programa de

Sob o comando do escritor Raphael Montes, o programa de entrevistas Trilha de Letras é a mais nova atração da TV Brasil. No talk show semanal, Raphael bate-papo sobre literatura com autores e editores convidados. A entrevista de estreia vai ao ar nesta quinta (27), às 21h30, com músico e escritor Tony Bellotto.

 

"A proposta do programa é conversar sobre literatura de maneira informal, agradável e divertida, contando histórias diferentes, curiosas e engraçadas. É mostrar que a literatura é acessível", afirma Raphael Montes, que é autor de três romances policiais. "Acho que existe essa ideia que a literatura é algo superior. E não é. Ela deve entrar na casa das pessoas como o cinema, as séries de televisão e a novela", explica.  

 

Além de Tony Bellotto, Raphael Montes já gravou entrevistas com outros escritores como Arthur Dapieve, Heloísa Buarque de Holanda, Sérgio Rodrigues, Simone Campos, Marcelo Moutinho, Viviane Mosé, Elisa Lucinda, Marcelino Freire e Xico Sá.

 

No programa de estreia, Raphael e Tony Bellotto falam sobre as críticas em relação ao gênero policial. "O preconceito com a literatura policial vem da ideia de que é uma subliteratura. Mas existem grandes escritores de literatura policial. O próprio 'Os Irmãos Karamazov', de Dostoiévski, pode ser visto como a história de um crime", observa Bellotto, que já lançou quatro romances policiais com o investigador Bellini como protagonista.

 

Com direção da jornalista Emília Ferraz e duração de 26 minutos, o programa Trilha de Letras vai ao ar semanalmente às quintas, às 21h30, na TV Brasil. A atração tem ainda uma versão radiofônica que vai ao ar no mesmo dia, às 23h30, na Rádio MEC AM Rio (800 kHz).

 

No talk show, os autores convidados debatem assuntos em pauta na sociedade a partir da literatura. A proposta é refletir com Raphael Montes sobre questões levantadas em suas obras.

 

Em sonoras gravadas, outros escritores também discutem os temas literários abordados no bate-papo. O programa tem ainda quadros com vídeos em que booktubers mostram a sua produção literária e a participação especial da jornalista Katy Navarro que traz uma análise com sugestões de livros.

 

Único programa na TV aberta sobre literatura, a ideia do Trilha de Letras é chamar a atenção de jovens e adultos que leem e fazem da literatura seu prazer predileto, bem como estimular o hábito da leitura para novos públicos. Com linguagem e cenário modernos, o programa quer atrair o admirador da literatura em qualquer faixa etária.

 

"Na medida em que sou um escritor jovem, eu consigo ao apresentar um programa desconstruir a ideia de que escritores são pessoas sérias, sisudas, introspectivas, ensimesmadas. Eu não sou nada disso. Adoro conversar, adoro ouvir o outro, adoro conhecer novas ideias, discordando ou concordando com elas. Adoro bater papo”, revela Raphael. "O programa é uma conversa o mais leve possível, que mostra ao espectador como a literatura deve entrar na sua casa, como uma coisa normal", resume o escritor.

 

Elogiado pelo escritor americano Scott Turow, Raphael Montes tem 26 anos e é autor de três romances policiais: Suicidas (2012),  que foi finalista dos prêmios Benvirá e Machado de Assis;  Dias Perfeitos (2014), publicado em 14 países, e Jantar Secreto (2016). Ele é autor ainda de um livro de contos: O Vilarejo. Nos últimos três anos, Raphael Montes também colaborou nos roteiros das séries Espinosa (GNT/2015), Supermax (Globo/2016) e na novela A Regra do Jogo (Globo/2016).

 

Serviço
Trilha de Letras
Estreia dia 27 de abril (quinta-feira), às 21h30, na TV Brasil.
Exibição às quintas às 21h30 e domingo às6h30, na TV Brasil
Transmissão às quintas, às 23h30, na Rádio MEC AM Rio (800 kHz)

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/04/2017 - 15:36 e atualizado em 26/04/2017 - 16:01

Últimas

O que vem por aí