Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conhecendo Museus mostra curiosidades sobre a história do Rei do Futebol

Programa visita instituição que mantém a memória de Pelé

O programa Conhecendo Museu vai até Santos mostrar um espaço que guarda as memórias da história do futebol brasileiro retratada a partir da vida de um dos maiores jogadores do mundo: o Rei Pelé, como ficou conhecido Edson Arantes do Nascimento, eterno ídolo do Peixe e da Seleção Brasileira. O Museu Pelé é a atração do programa deste domingo, 30 de abril às 11h30, na TV Brasil.

 

O prédio que abriga a entidade, inaugurado em junho de 2014, é um edifício neoclássico do século XIX, com a recriação da fachada com suas inumeráveis portas e janelas. No interior do prédio adotou-se um estilo arrojado, contemporâneo.

 

Depois de muitos anos de pura decadência, dois incêndios ainda acometeram os prédios. Mas havia ali uma riqueza imensurável, arquitetônica e histórica. E então, com muito esforço e dedicação, iniciou-se o trabalho de restauração que resultou em um belo museu.

 

Organizado em três espaços, o edifício do Museu Pelé é formado pelo bloco central que contempla a entrada, duas lojas, café e sanitários. No bloco 1, maior dimensão do lugar, há uma área para exposições temporárias e auditório em forma de esfera com 12 metros de diâmetro e capacidade para 80 lugares. Já o bloco 2, também com vasto espaço, encontra-se o acervo de Pelé. O memorial reúne objetos pessoais, troféus, fotos, vídeos, documentos e material impresso - jornais, revistas, livros, pôsteres e cartazes

 

Pelé é a personalidade esportiva do futebol brasileiro que mais influenciou o esporte tanto no país quanto no exterior. A sua trajetória nos gramados dispõe de um amplo espaço para mostrar sua vida e obra. Considerado o Atleta do Século, Pelé foi um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol, com três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e dois títulos mundiais pelo Santos Futebol Clube. Seu nome também está atrelado ao carisma, à simpatia, ao fim de guerras, e aos bons exemplos para as futuras gerações.

 

No Museu Pelé, o público pode conhecer mais de 2.500 peças relacionadas à história do Rei do Futebol. Entre os itens mais importantes da exposição, está a Bola de Ouro especial que Pelé recebeu na festa de gala da Fifa. Na área interativa, um gol virtual recebe cobranças de pênaltis dos visitantes e contabiliza a velocidade da bola no momento do chute. A sala Linha do Tempo revela toda sua infância e a carreira do craque.

 

A exposição temática “Quatro Copas e Um Rei” ocupa toda a área dos mezaninos e conta a história dos Mundiais que o camisa 10 da seleção jogou. A seção tem relíquias que retratam as participações de Pelé nas campanhas de 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1966 (Inglaterra) e 1970 (México). Com sua disposição e alegria, o ídolo do clube alvinegro praiano promoveu a difusão do futebol e levou as cores verde e amarela aos quatro cantos do mundo.

 

A história da vida de Pelé no futebol também pode ser contada por qualquer visitante. O Conhecendo Museus mostra que a pessoa que possuir um objeto, um documento, uma foto ou um filme que remetam a um momento marcante da vida ou da carreira de Pelé, pode fazer uma doação oficial ao Museu e permitir que os itens sejam vistos por milhões de visitantes de todas as partes do mundo.

 

Serviço:

 

Conhecendo Museus – domingo (30), às 11h30, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/04/2017 - 17:10 e atualizado em 28/04/2017 - 17:12

Últimas

O que vem por aí