Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cuba é o destino da aventura do seriado A Grande Viagem nesta quarta (17)

Vovô Mário (Umberto Magnani) vai em busca do neto que decidiu fugir

O episódio da série A Grande Viagem vai até Cuba nesta quarta (17), às 21h30, na TV Brasil. Com problemas na escola, o jovem Lipe (Léo Palhano) decide fugir para a ilha e vovô Mário (Umberto Magnani) parte atrás do neto em uma jornada repleta de peripécias. A produção nacional é um dos últimos trabalhos do experiente ator que faleceu aos 75 anos em abril do ano passado.

 

A trama do seriado apresenta a história de ex-vendedor de guias de viagem que começa a daros primeiros sinais do Mal de Alzheimer. O neto Lipe quer ajudar vovô Mário a encontrar sua “memória perdida”. A dupla descobre um portal mágico dentro de um armário que os leva a diferentes países e épocas.

 

No capítulo desta semana, o menino Lipe não aguenta mais os garotos da escola pegando no seu pé. Por isso, o rapaz de apenas dez anos decidie fugir de casa e embarca numa aventura para Cuba. Preocupado, vovô Mário também vai para Havana, capital cubana, em busca do neto.

 

Na ilha situada do mar do Caribe, Lipe faz amizade com um jovem revolucionário. Ele o ensina que é preciso lutar pelo seu país e trabalhar para resolver os problemas ao invés de fugir deles.

 

Sobre a série

 

Voltada para o público infantil, "A Grande Viagem" propõe volta ao mundo lúdica e emocionante. Estrelada por Umberto Magnani, a produção acompanha as aventuras de um avô e seu neto com um armário mágico e muita imaginação.

 

Ex-vendedor porta-a-porta de guias de viagem, o Vovô Mário começa a apresentar os primeiros sinais do Mal de Alzheimer. Lipe, seu neto de dez anos, resolve ajudá-lo a encontrar sua “memória perdida”. Juntos, os dois descobrem um portal mágico dentro de um armário, que os leva a diferentes países e épocas.

 

Série de treze episódios produzida pela Aurora Filmes com coprodução da Haikai Filmes, “A Grande Viagem” é uma oportunidade para as crianças conhecerem um pouco mais sobre diversas culturas do mundo.

 

Os personagens visitam um país diferente a cada edição do programa. Para dar vida a lugares como Egito, Israel, Japão, Cuba, Espanha, Portugal, Líbano, Romênia, Estados Unidos, Grécia, Alemanha, França e Itália, a produção usou muita criatividade e imaginação, já que tudo foi gravado em São Paulo.

 

“Como Vovô Mário nunca conheceu de fato esses lugares – conhecia os países pelos livros – tínhamos a liberdade poética de criar o país e o seu universo mitológico, pelo ponto de vista de um senhor de 70 anos e uma criança de dez”, conta Caroline Fioratti, criadora e diretora da série, inspirada em curta-metragem premiado de sua própria autoria, realizado em 2011.

 

Além disso, ‘A Grande Viagem’ também abre um caminho para falar sobre o Mal de Alzheimer. Estima-se que existam cerca de 1,2 milhões de pessoas no Brasil vivem com a doença, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

 

“Assim como o personagem, meu avô desenvolveu o mal de Alzheimer, processo que eu testemunhei quando criança e adolescente. Foi um momento muito difícil para minha família, mas por eu ser criança na época, eu conseguia ressignificar a doença por um ponto de vista lúdico”, relembra a diretora.

 

“Mesmo nos momentos em que meu avô não me reconhecia, ou me confundia com outra pessoa, eu pensava: ‘quem será que ele está vendo em mim?’. O olhar dele me transformava em alguém do seu passado e isso me intrigava. Me colocava em outro cenário, num outro tempo. A série incentiva a relação e troca de experiências entre avós e netos. Propõe um início de diálogo entre pais e filhos sobre essa questão delicada.”

 

Este é um dos últimos trabalhos de Umberto Magnani, ator que faleceu em abril de 2016, aos 75 anos. “Sem dúvida nenhuma, dedico a ele essa nossa obra. Umberto já fez a sua grande viagem, mas deixou para todos nós relíquias e ensinamentos que ficam para sempre”, relembra Carolina.

 

Sandra Corveloni, atriz premiada no Festival de Cannes em 2008 por ‘Linha de Passe’, é outro grande nome da dramaturgia nacional que está em 'A Grande Viagem'. Ela faz o papel de Clara, mãe de Lipe e filha de Mário, que no começo não tem muita paciência com as invenções da dupla, mas, ao longo da série, vai aprendendo a lidar com a condição do pai de uma maneira mais compreensiva.

 

A jovem Lara Boldorini, como Tel, melhor amiga de Lipe, completa o elenco principal. Os episódios têm ainda participações especiais de Selma Egrei, Miriam Mehler, Sylvio Zilber, Ivo Muller, Lulu Pavarin, Ken Kaneko, Maurício de Barros, Lucélia Machiavelli, entre outros.

 

Serviço
A Grande Viagem – quarta-feira (17), às 21h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/05/2017 - 17:04 e atualizado em 15/05/2017 - 17:04

Últimas

O que vem por aí