Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa da TV Brasil conta a história do escritor gaúcho Érico Veríssimo

Conhecendo Museus apresenta vida e obra do autor através do acervo com

O Conhecendo Museus deste domingo (21) às 11h30 na TV Brasil desembarca na cidade gaúcha de Cruz Alta, localizada a 350 quilômetros de Porto Alegre, para mostrar um espaço riquíssimo culturalmente e que apresenta aos seus visitantes boa parte da história nacional através do olhar e das obras do escritor Érico Veríssimo.

 

Importante autor brasileiro do século XX, ele deixou um legado para as futuras gerações. O Museu Érico Veríssimo é composto por originais datilografados com inúmeras observações manuscritas, cadernos de anotações, desenhos, correspondências e fotos, complementados por rica fortuna crítica, ocupando dois andares do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV).

 

Os ambientes levam o visitante a conhecer vida e obra de Érico através de vitrines, painéis, estruturas interativas e outros recursos visuais, sonoros e táteis. Uma experiência singular para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o autor de títulos como “O Tempo e o Vento”, “Incidente em Antares” e outros clássicos que posicionam o escritor entre os maiores nomes da nossa literatura.

 

A casa que abriga o museu é antiga. A construção de 1883 tem uma estrutura muito original. Erico nasceu nessa residência em 17 de dezembro de 1905. Na Sala da Terra, os visitantes podem conhecer o “Álbum de Família”, onde são apresentados os membros da família Veríssimo. Pela sua importância histórica e cultural, a casa foi tombada pelo IPHAE em 1984.

 

A carreira literária de Érico se despontou quando ele mudou para Porto Alegre, em 1930. Lá, ele teve contato com diversos outros escritores já renomados, a exemplo de Mário Quintana. O primeiro livro de sua autoria, na categoria “contos”, lançado em 1932, foi “Fantoche”. Já o primeiro romance veio no ano seguinte, em 1933, com o título “Clarissa”, nome que deu a sua filha.

 

Érico Veríssimo é um dos autores brasileiros mais conhecidos no exterior, com obras editadas em mais de 15 idiomas. Ao longo de sua carreira escreveu 36 obras, entre romances, novelas, contos, memórias, narrativas infanto-juvenis e de viagens.

 

Serviço:
Conhecendo Museus – domingo (21), às 11h30, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/05/2017 - 09:20 e atualizado em 19/05/2017 - 09:20

Últimas

O que vem por aí