Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A imigração haitiana em Manaus

Atrás do “sonho brasileiro” muito haitianos veem para o país

Nova Amazônia

No AR em 02/10/2016 - 18:30

 

Primeira grande cidade brasileira na fronteira Norte, Manaus tem recebido muitos imigrantes, principalmente depois da implantação da Zona Franca. Do fluxo contínuo de colombianos, venezuelanos e peruanos à imigração de mão de obra qualificada de países como Coréia do Sul e EUA para trabalhar no Distrito Industrial, esse fenômeno tem chamado a atenção de antropólogos, sociólogos, entidades sociais e poder público. No entanto, nenhuma imigração recente marcou mais do que a dos haitianos, que, de Manaus, se espalharam pelo resto do país.

Os haitianos Jean Ronald e Jean Smithson  tentam sobreviver com muito bom humor em ManausO Nova Amazônia encontrou alguns haitianos que vivem em Manaus, buscando entender as expectativas e dificuldades por trás do “sonho brasileiro”. Entre eles está Jean Ronald Destima, formado em Administração de Empresas, hoje garçom de uma churrascaria em Manaus. Nas horas vagas Jean Ronald se encontra com Jean Smithson, outro haitiano, para tocar compa e zouk na sua pequena casa no bairro de São Geraldo. Por trás de histórias de vida trágicas, os haitianos tentam sobreviver com muito bom humor em Manaus, amparados por entidades da sociedade civil, mas desprotegidos de uma política pública eficaz. 

 

 




 

 

 

 

Ficha técnica:
Direção: André Marques
Apresentação: Barbarah Israel

Criado em 12/02/2015 - 17:57 e atualizado em 31/10/2016 - 14:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí