Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A preservação dos quelônios

Conheça as ações multidisciplinares que buscam salvar os quelônios da

Nova Amazônia

No AR em 09/10/2016 - 20:30

O ovo de quelônios é presa fácil de predadores naturaisA carne de tartaruga e tracajá está presente na dieta dos povos amazônicos há milênios. Antes mesmo de nascerem, os ovos de quelônios, além de serem presa fácil de predadores naturais, também foram muito utilizados como combustível para lamparinas. A associação desses processos levaria a um resultado certo: a extinção.
Porém, desde 1999, com a ajuda de ribeirinhas, acontece o projeto Pé-de-pincha, uma das ações multidisciplinares que buscam salvar os quelônios da Amazônia. Iniciado no município de Terra Santa, no Pará, numa parceria com a Universidade Federal do Amazonas, o projeto começou tímido e hoje já conta com o apoio de aproximadamente 20 mil pessoas espalhadas em 118 localidades no Amazonas e no Pará, já soltando mais de 1.500.000 filhotes de quelônios.
O Nova Amazônia foi até o município de Barreirinha acompanhar de perto como é feito o trabalho de proteção desses animais junto aos comunitários – hoje seus principais defensores. Essa nova aliança visa conservar as populações de quelônios através do manejo participativo, envolvendo ribeirinhas, produtores, professores e alunos locais, em um gigantesco trabalho de educação ambiental.

 

 




Ficha técnica:
Direção: André Marques
Apresentação: Barbarah Israel

Criado em 18/03/2015 - 14:22 e atualizado em 31/10/2016 - 14:28

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí