Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A vazante e a enchente dos rios da Amazônia

Como os moradores se preparam para os dois períodos

Nova Amazônia

No AR em 18/09/2016 - 18:00

A seca e a cheia são fenômenos naturais que ocorrem todos os anos em diversas áreas da Amazônia, interferindo diretamente na vida de quem mora às margens dos rios. Para entender como os moradores dessas áreas lidam com essa variação da água no seu cotidiano, o Nova Amazônia foi até o município de Careiro da Várzea, a 25km de barco de Manaus, para conhecer os principais desafios no período da cheia, e seis meses depois, voltou para descobrir como essas pessoas levam a vida no período da seca. População lida com variação da água no seu cotidiano

Moradores mostram as dificuldades que enfrentam durante a cheia do Rio AmazonasSeu Fernando e Dona Maria são os personagens que abriram suas casas e mostraram as dificuldades que enfrentam durante a cheia do Rio Amazonas, e como se preparam na época da seca para colocar a casa em ordem, e se já se prevenir para a cheia do próximo ano.

Influenciado por diversos fatores, entre eles o degelo da Cordilheira dos Andes e o índice de chuvas que caem nas cabeceiras dos rios,  a vazante e a enchente dos rios da Amazônia apesar de acontecer anualmente, ainda não podem ser previstas com exatidão pelos pesquisadores, e acaba pegando de surpresa os moradores dessas áreas mais suscetíveis a alagação. Na visão dos povos tradicionais a interferência do homem na natureza é um dos fatores que acaba influenciando nessa variação das águas. Esse episódio do Nova Amazônia é um convite para conhecer um pouco da realidade daqueles que vivem a Amazônia na sua mais pura essência.

 

 




 

 

Ficha técnica:


Direção: André Marques
Apresentação: Barbarah Israel

Criado em 04/02/2015 - 15:58 e atualizado em 31/10/2016 - 14:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí