Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O carbono neutro

Saiba como acontece a carboneutralização

Nova Amazônia

No AR em 22/07/2016 - 22:30

A apresentadora Barbarah Israel planta uma das mudas necessárias para neutralizar as emissões desse episódio do Nova AmazôniaVocê já ouviu falar em carboneutralização? Não? Com certeza já ouviu muita coisa sobre aquecimento global e efeito estufa. Esses eventos ocorrem devido a muitos fatores, mas principalmente pelo acúmulo de emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Na sociedade em que vivemos hoje, da produção e consumo industrial apoiada num ciclo linear e insustentável de extração e descarte, as emissões de carbono crescem paulatinamente, contribuindo para as mudanças climáticas.

Na Amazônia um dos problemas associado às emissões é o desmatamento da floresta. Quanto mais se desmata, mais emitimos gases do efeito estufa (GEE) e reduzimos as possibilidades de neutralização, já que só as espécies vegetais realizam o sequestro de dióxido de carbono, necessário no processo de fotossíntese. Diminuindo as árvores, aumentamos o dióxido de carbono. Portanto, plantando mais árvores podemos neutralizar as emissões: essa é a carboneutralização – o tema desse episódio do Nova Amazônia.

Realizamos uma viagem para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no extremo leste do Amazonas, onde uma instituição social realiza um projeto de carboneutralização por meio do plantio de agroflorestas. Associando geração de renda comunitária, manejo sustentável dos recursos naturais e neutralização das emissões de carbono, os moradores ribeirinhos do Uatumã são exemplos no cuidado e convivência com a floresta.
Por trás de muitas polêmicas, mitos e conhecimentos científicos a respeito da neutralização e compensação de emissões de carbono, nossa equipe embarca na realidade dos comunitários do Uatumã, e se propõe um desafio: será possível neutralizarmos o carbono emitido no próprio processo de produção desse episódio do Nova Amazônia?

 




 

 

Ficha técnica:

Direção: Barbarah Israel e Bruno Villela
Apresentação: Barbarah Israel

Criado em 03/12/2014 - 17:16 e atualizado em 08/08/2016 - 14:06

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí