Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O manejo de pirarucu paumari – parte 1

Ação gera renda e recupera o estoque pesqueiro do povo indígena

Nova Amazônia

No AR em 04/09/2016 - 18:30

Os Paumari realizam a despesca do PirarucuÀs margens do Rio Tapauá, sul do Amazonas, vivem os paumari, conhecidos como povo das águas. Há décadas os paumari tem seu território explorado pelos barcos pesqueiros e seus lagos arrendados por invasores. Nômades e exímios pescadores, os paumari tem uma profunda relação com a paisagem aquática, e na pesca forjam o caráter social do seu povo.

A situação de exploração social e desterritorialização dos paumari do Tapauá pouco a pouco vem se revertendo com a demarcação das suas terras no fim dos anos 1990 e com o trabalho de gestão territorial promovido pela ONG indigenista Operação Amazônia Nativa durante a última década.
A partir da criação do Plano de Gestão da Terra Indígena dos Paumari do Tapauá, intensificaram-se as atividades de vigilância da terra, impedindo a circulação de invasores e barcos pesqueiros,  e começou a realização do manejo de pirarucu, ação que além de gerar renda, tem recuperado o estoque pesqueiro e fomentado a organização comunitária dos paumari.


Numa série de dois episódios, o Nova Amazônia visita as terras dos Paumari do Tapauá e documenta a despesca do pirarucu, único manejo em terra indígena certificado pelo Ibama. Por trás de todos os processos de uma pesca manejada e ambientalmente sustentável, está um trabalho paradigmático de gestão territorial que tem retomado a autoestima dos paumari como pescadores.

 




 

 

 

 

Ficha técnica:
Direção: André Marques
Apresentação: Barbarah Israel

Criado em 23/01/2015 - 14:42 e atualizado em 02/09/2016 - 12:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí