Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Os mamíferos aquáticos da Amazônia

Animais correm risco de extinção

Nova Amazônia

No AR em 03/06/2016 - 22:30


 

O Nova Amazônia acompanha a amamentação de um filhote de peixe boiAlém das águas dos rios da Amazônia, o boto também vive no imaginário dos ribeirinhos. Mas essas lendas, que antes conseguiam manter os botos a salvo dos pescadores, perderam força... e o valor econômico falou mais alto. Estima-se que, se o ritmo da matança continuar, em apenas três décadas o boto vermelho entrará na lista de animais em extinção. O motivo? A carne do boto serve de isca para a pesca da Piracatinga, peixe muito valorizado na Colômbia e no Japão.

Outro problema enfrentado pela população de botos na região vem da exploração através do ecoturismo. Para encarar o problema, o projeto Ecoturismo Amigo do Boto Vermelho, da Ampa (Associação Amigos do peixe-boi), quer mostrar que preservar esse mamífero também pode trazer recursos para a população ribeirinha.
Este episódio serve como um alerta e deixa clara a mensagem de que não só o boto, mas todos os cinco mamíferos aquáticos da Amazônia (peixe-boi, boto-vermelho, boto tucuxi, lontra e ariranha), correm grande risco se medidas urgentes não forem tomadas.
 
 

 




 

 

 

Ficha técnica:
Apresentação: Barbarah Israel
Direção: André Marques

Criado em 02/04/2015 - 12:48 e atualizado em 05/08/2016 - 17:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí