Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

10 dados e curiosidades sobre Angola

A partir deste mês, os brasileiros vão conhecer melhor a cultura, a sociedade e o cotidiano de Angola com a exibição da novela Windeck - Todos os Tons de Angola, de segunda a sexta-feira, às 23h, na TV Brasil. O que você sabe sobre o país e sobre esse povo, além de termos o mesmo idioma? Reunimos abaixo dez curiosidades sobre Angola. Confira:

1. Angola é rica em diamantes, petróleo e minério de ferro.

2. O país viveu uma guerra civil de 1975 até 2002, com alguns intervalos. O conflito armado, iniciado logo após Angola ter se tornado independente de Portugal, foi uma disputa pelo poder entre dois antigos movimentos de libertação, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

3. O Brasil foi o primeiro a reconhecer oficialmente a independência de Angola em 11 de novembro de 1975, data de sua proclamação.

4. Angola passou de um sistema monopartidário marxista-leninista,  baseado em uma economia estatal, para uma democracia multipartidária e economia de mercado depois das eleições de 1992.

5. A língua oficial é o português, mas algumas regiões têm o estatuto de línguas nacionais, sendo as mais faladas: Kikongo, Kimbundo, Tchokwe, Umbundo, Mbunda, Kwanyama, Nhaneca, Fiote, Nganguela etc.

6. O principal rio de Angola é o Kwanza, nome que batiza a moeda nacional, o qual possui 1 mil km de longitude, mas apenas 240 km são navegáveis.

7. Um dos estilos musicais mais populares em Angola é o semba, palavra que significa umbigada. Outro gênero de música e dança que vem se destacando no país desde a década de 1980 é o Kuduro, estilo influenciado inclusive pelo semba.

8. Escravos capturados em Angola levaram a capoeira ao Brasil. Os angolanos desenvolveram a prática como um método de defesa contra os senhores violentos. Como no Brasil colonial os escravos precisavam disfarçar os treinamentos, eles deram a aparência de música e dança recreativa à capoeira.

9. Angola não possui Código de Endereçamento Postal, o conhecido CEP. Os carteiros fazem a entrega de correspondências apenas com base em referências e a ajuda da vizinhança. Em setembro deste ano, os Correios de Angola anunciaram a implementação do CEP até 2017.

10. O antílope gigante ou palanca-negra-gigante (Hippotragus niger variani) é uma subespécie rara de antílope que existe apenas em Angola e está à beira da extinção. É um símbolo nacional do país e os angolanos têm grande respeito por esse animal, o qual, segundo a mitologia africana, simboliza a vivacidade, a velocidade e a beleza. Os jogadores da seleção nacional de futebol são conhecidos como os “palancas negras”.

Leia também:

Angola está na moda!

Em reconstrução, Angola enfrenta desafio de crescer com justiça social




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/11/2014 - 19:17 e atualizado em 03/12/2014 - 14:18

Últimas

O que vem por aí