Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A coragem da alegria

No Rio de Janeiro, Darcy dedica-se a editar seus romances

O Brasil de Darcy Ribeiro

No AR em 27/12/2014 - 21:00

Darcy, em um de seus grandes momentosCom direção de Ana Maria Magalhães, a série O Brasil de Darcy Ribeiro mostra as diversas facetas dessa personalidade histórica, em cinco episódios de 52 minutos de duração. O programa desvenda como o menino destinado a ser um fazendeiro, em Minas Gerais, acabou se tornando um dos principais atores da construção da identidade nacional, com suas múltiplas atuações, seja como antropólogo, educador ou político, abordando, também, seu período de exílio na América Latina. A narrativa é construída a partir de materiais de arquivo histórico e político, principalmente com entrevistas que o próprio Darcy concedeu, ao longo da vida, além de depoimentos inéditos de antropólogos, educadores, políticos, amigos e colaboradores.

Ferreira Gular, umas das personalidades que fala sobre Darcy...... assim como o historiador Joel Rufino dos SantosNeste último episódio, estabelecido no Rio de Janeiro, Darcy dedica-se a editar seus romances, entre eles Maíra. Com a anistia é reintegrado à universidade, mas sofre a rejeição do meio acadêmico. Brizola volta do exílio e Darcy integra-se ao seu projeto político. Como vice-governador e secretário de Cultura, cria o programa de educação pública integral e constrói centenas de Cieps. Eleito senador, e debilitado por outro câncer, relata a Lei de Diretrizes e Bases. Luta heroicamente pela vida e publica O povo brasileiro. Suas reflexões consagram-no como um dos grandes intérpretes do Brasil.




Direção: Ana Maria Magalhães
Produção: Diogo Dahl

Criado em 24/04/2014 - 18:39 e atualizado em 17/12/2014 - 11:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí