Menu programa

O Pequeno Einstein

O Pequeno Einstein

Série alemã descomplica as leis da física com exemplos do cotidiano

Com 12 episódios, a série O Pequeno Einstein explica as leis da física de maneira simples e divertida, com exemplos do cotidiano. O programa será exibido na faixa Hora da Criança em quatro horários: pela manhã, dois episódios inéditos vão ao às 10h20 e às 11h25. À tarde, eles serão reexibidos às 14h20 e às 15h.

A fórmula E=mc2 é bem conhecida, mas poucos sabem o que ela significa realmente. O Pequeno Einstein, um simpático personagem inspirado no pai da teoria da relatividade, ilustra sua aplicação com situações rotineiras e fala direto com o espectador sobre curiosidades a respeito do universo. No caso desta fórmula, o programa demonstra que a energia pode ser convertida em massa da mesma forma que a massa pode se tornar energia como acontece, por exemplo, com o Sol.

Produzida pela emissora pública alemã Deutsche Welle, a animação é escrita e dirigida pela jornalista Manuela Kasper-Claridge.

Episódio de estreia

O primeiro episódio de O Pequeno Einstein, intitulado Absoluto e relativo, mostra que o tamanho de qualquer objeto depende do referencial. A partir de situações do dia-a-dia, o personagem (inspirado no ilustre físico alemão Albert Einstein) revela que o tamanho de qualquer matéria pode ser relativo de acordo com o ponto de referência escolhido para a comparação.

 

Episódios anteriores

Páginas