Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Voz dos Ouvidores 6 - Daniela Nogueira e Lira Neto

Programa analisa a função do representante do leitor

Observatório da Imprensa

No AR em 27/08/2014 - 02:30

Pauta

Editorial

Assista na Íntegra

 

Pauta:

O Observatório da Imprensa lança uma série de programas sobre a função do ombudsman, ou defensor do leitor, que comemora 25 anos no próximo mês de setembro.

O cargo, criado nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 1989 com a Folha de S.Paulo. Atualmente, somente o jornal O Povo, de Fortaleza - que mantém a função há 20 anos - e a Folha contam com esses profissionais no Brasil.

Nesta sexta edição, Alberto Dines conversa com Lira Neto, ex-ombudsman do jornal O Povo e com a atual, Daniela Nogueira.

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A série de especiais “A Voz dos Ouvidores” não pode deixar de focalizar o único jornal brasileiro que teve a coragem de acompanhar a “Folha de S.Paulo” neste avanço em direção à defesa do leitor e do interesse público. Trata-se de um importante jornal regional, quase secular, “O Povo”, de Fortaleza, que, quatro anos depois da estreia da coluna da “Folha”, instituiu a mesma função com igual título e a mantém ao longo de 20 anos consecutivos.

Esta adesão tem um extraordinário valor porque comprova a universalidade dos compromissos jornalísticos em qualquer esfera, lugar ou segmento social. As necessidades e exigências do leitor das megalópoles do sudeste são idênticas às necessidades e exigências do leitor das cidades médias ou pequenas em outras regiões do país.

O papel do jornal é um só. Também os seus compromissos com a transparência e o pluralismo.

A experiência do jornal “O Povo” com os seus ouvidores oferece alguns lances singulares: a primeira ombudsman, Adísia Sá, professora de jornalismo, exerceu quatro mandatos não-sucessivos. É hoje uma instituição no jornalismo cearense. Outra singularidade da experiência cearense vai na direção do que se denomina “educação continuada”.

O cargo não representa o fim de uma carreira. Ao assumir a ouvidoria de um veículo jornalístico, o profissional não está concluindo seu currículo. Ao contrário: esta provação em busca da excelência jornalística vai levá-lo a desafios ainda maiores. Caso de Lira Neto, que desempenhou o quarto mandato e, poucos anos depois, se tornava um biógrafo de sucesso, celebrado em todo o país. A extraordinária repercussão dos três volumes da sua monumental biografia de Getúlio Vargas comprova que o olhar crítico é um atributo ou ferramenta dos quais é impossível desfazer-se.

Lira Neto está aqui ao lado de Daniela Nogueira, a atual ouvidora de “O Povo”, para reforçar a pergunta que fazemos desde o início desta série: por que razão apenas dois jornais brasileiros arriscam-se nesta viagem sem volta em busca da qualidade?

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/08/2014 - 15:37 e atualizado em 28/08/2014 - 15:41

Últimas

O que vem por aí