Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Repercussão do caso Xuxa

Um debate sobre a importância de celebridades exporem questões

Observatório da Imprensa

No AR em 30/05/2012 - 01:00

Pauta

Editorial

Dos Telespectadores

Assista na Íntegra

 

Pauta:

O Observatório da Imprensa desta semana vai analisar a repercussão da entrevista da apresentadora Xuxa ao quadro “O que vi da vida” do Fantástico, em que surpreendeu a opinião pública ao declarar que foi vítima de abuso sexual durante a infância e a adolescência. A exposição de um fato tão traumático gerou reações imediatas, tanto solidárias quanto críticas.

O programa vai debater a importância de celebridades exporem questões delicadas de suas vidas pessoais nos meios de comunicação. Trata-se de uma contribuição à sociedade, fazendo com que a mídia aborde o tema e informe a população? Ou o fato pode gerar uma onda de sensacionalismo?

Alberto Dines conversa com o secretário-executivo da ANDI, Veet Vivarta, com a antropóloga Debora Diniz e com o psicanalista Eduardo Ferreira-Santos. O programa também ouviu a opinião da jornalista Daiane Garcez e do psicanalista Chaim Samuel Katz.

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

No momento em que a sociedade brasileira se dispõe a pagar o alto preço da busca da verdade, a apresentadora Xuxa Meneghel entra em cena com uma contribuição corajosa e penosa.

A confissão que fez no programa Fantástico, há 10 dias, sobre os abusos sexuais de que foi vítima quando criança até a adolescência chocaram o país. A sociedade cordial, complacente e despreocupada, de repente, foi obrigada a defrontar-se com uma violência que não parece rara, mas teima em ignorar.

O fato desta violência ter ocorrido numa família da classe média, aparentemente estruturada e distante da miséria que geralmente associamos à promiscuidade, torna ainda mais dramáticas as revelações da apresentadora.

A extraordinária repercussão acionou um movimento de respeito e solidariedade em todos os escalões e esferas, chegando à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ministra Maria do Rosário. Não faltou a dose habitual de chacota e cinismo atribuindo-se o gesto de expor tão cruamente sua vida íntima a uma compulsão marqueteira de quem está no show-bizz.

O deboche não colou: no programa seguinte foi lembrado outro caso, no interior de São Paulo, envolvendo um pai, advogado, defensor de direitos humanos, que durante anos brutalizou não apenas a filha, também um filho menor.

Esta violência não é isolada, ela nos remete às revelações de pedofilia em entidades religiosas e à noção de que o pecado pode ser amenizado no confessionário.

Xuxa sacudiu uma sociedade que não gosta de ser sacudida nem incomodada. A imprensa tem o dever de ajudá-la a derrubar a hipocrisia.

 

Dos Telespectadores:

E-mails:

Marcelo Lopes, Porto Alegre / RS
Do comentário/editorial de abertura do programa: "...longe da miséria que geralmente associamos à promiscuidade." Que absurdo! Me exclua deste "nós" e pare de alimentar esta discriminação social, trágica e endemicamente impregnada na sociedade brasileira. Achei revoltante.

Rui de Souza, Osasco / SP – Cineclubista/Documentarista
Deixo aqui meus parabéns à TV Brasil por esse enriquecedor debate. Lamento apenas o alcance do mesmo.

Luiz Carlos Furtado
O impacto psicológico do abuso tem um outro lado dificílimo que mistura a culpa com o possível prazer que a pessoa abusada eventualmente sentiu, tornando a situação ainda mais perversa.

Telefonemas:

Paulo Abenza, Rio de Janeiro
Será que se o programa da Xuxa não estivesse em decadência, ela teria feito essas revelações?

Osvaldo Dalvi, Brasília / DF
O nome do advogado da OAB não deveria ser revelado?

Felipe Calarge, Campinas / SP
As leis do Brasil são rígidas contra os abusadores como as dos EUA?

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/05/2012 - 18:35 e atualizado em 07/08/2013 - 19:54

Últimas

O que vem por aí