Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio+20 – Washington Novaes

Jornalista especializado no assunto vai falar sobre a importância da

Observatório da Imprensa

No AR em 13/06/2012 - 01:00

Pauta

Editorial

Assista na Íntegra

 

Pauta:

O Observatório da Imprensa do dia 12 de junho apresentará uma entrevista especial com Washington Novaes, um dos maiores nomes do jornalismo ambiental no país. Colunista dos jornais O Estado de S.Paulo e O Popular, também é consultor de jornalismo da TV Cultura, documentarista e produtor independente de televisão. Em 50 anos de carreira, notabilizou-se pelo aprofundamento em questões relacionadas ao meio ambiente.

Na conversa com Alberto Dines, Washington fala sobre o crescimento das cidades, o desafio da sustentabilidade, o papel da imprensa e as expectativas para a RIO+20, que terá início no dia seguinte à exibição do programa.

Frases de Washington Novaes:

“Eu acho que os meios de comunicação, durante muito tempo, viram as questões sobre o meio ambiente como coisa de hippies ou de profetas do apocalipse. Hoje, se tem a consciência de que é quase impossível discutir qualquer tema sem levar o meio ambiente em conta, porque tudo o que o ser humano faz causa algum impacto sobre o meio ambiente. O problema é que isso atinge interesses poderosos e a mídia fica com medo de ferir esses interesses. Então tudo isso se torna bastante complicado.”

“A comunicação tem que dar uma sequência no debate sobre o meio ambiente e não ficar cobrindo apenas fatos episódicos. Não pode ser assim.”

“Em meio a uma enorme quantidade de informações, nós precisamos estar conscientes de que, como diz um antropólogo basco, as grandes cidades começam por nos roubar o essencial, que é a visão de nossa própria sombra e o ruído de nossos próprios passos.”

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Estamos começando hoje uma série de depoimentos relacionados com meio ambiente, assunto que está na pauta mundial, sobretudo no Brasil porque a reunião Rio+20 está sendo sediada aqui entre nós.

Vamos começar com o decano mais experimentado, o mestre do jornalismo ambiental: Washington Novaes. Ele tem 55 anos de profissão, dos quais pelo menos 30 dedicados a esse foco e é dono de um arquivo extraordinário, em papel, como ele faz questão de dizer.

Vamos falar sobre a função da mídia nesta temática, porque se não houver uma conscientização clara, intensa e correta, não adianta discutir, fazer eventos mundiais que eles nunca vão ter consequências.

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Ultimas

O que vem por aí