Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição Sul 16: Os Argonautas - Técnicas de Navegações

Em Florianópolis, as técnicas de navegações preservam o conhecimento

Oncotô?

No AR em 25/05/2015 - 22:30

Jorge Mautner conduz o OncotôO Oncotô? desta semana é dedicado aos navegadores portugueses que primeiro chegaram ao Brasil. As técnicas de navegações, o cotidiano das viagens e o que esperavam encontrar em terra tupiniquim. O programa faz também uma homenagem a Dorival Caymmi, que canta a poesia das navegações.

O navegador Amir Klink conta ao programa como na época das navegações os conhecimentos eram acumulados em Portugal, como os barcos eram feitos, com matérias-primas simples e complexidade de pensamento. Fala também de seu gosto pela tecnologia que vem do conhecimento distraido – e que esta era a beleza daquela época.

Segundo Amir, o conhecimento dos canoeiros de Guaraqueçaba em Santa Catarina, ainda mantém estas características fabricando canoas como em nenhum outro lugar do mundo. Galileu, um construtor deste tipo de barcos e também pescador em Guaraqueçaba, nos conta da sua alegria do trabalho com as canoas e remadeiras.

O cosmologo Luiz Alberto Oliveira fala de Portugal a partir da dissolução da cultura andaluz – o que possibilitava a postura independente do pais em relação ao restante da Europa. Conta sobre a importância do Infante D. Henrrique para o empreendimento das grandes navegações e da coragem de navegar por mares inteiramente desconhecidos, como por exemplo o feito de cruzar o Cabo da Boa Esperança.

Jorge Mautner em Guaraqueçaba, sobre o mar, canta Dorival Caymmi e nos fala da importância do poeta, e que poeta é aquele que pode ter todas as opiniões. Os conhecimentos acumulados - a astronomia – a matéria porosa escura – tudo se interliga – desde as grandes navegações até os dias de hoje.




FILMES DO EQUADOR PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS (2240 8161) - PRODUTOR JORGE MAUTNER - APRESENTADOR DANIEL TENDLER / GUSTAVO PIZZI - DIRETOR DANIEL TENDLER / PAULA BARRETO - PRODUTOR

Criado em 28/12/2012 - 15:42 e atualizado em 03/02/2016 - 12:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí