Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição Sul 18:Templários - Antes de navegar

Caráter multidisciplinar e ecumênico do empreendimento português é uma

Oncotô?

No AR em 27/05/2015 - 22:31

Jorge MautnerOs templários eram homens de negócio na Idade Média. Ao mesmo tempo em que andavam armados, eram a elite intelectual da época: poetas, filósofos, geógrafos, astrônomos etc.

Este episódio de Oncotô? investiga os templários que mais tarde se tornariam  Cavaleiros de Cristo, em Portugal. Quais suas origens, por que Portugal os acolhe e que herança deles observamos no Brasil e no povo?

Jorge Mautner conta para Nelson Jacobina e Bia Lessa sobre o forte ecumenismo que temos presente no Brasil, trazido pelos portugueses por meio dos Templários – nossos navegadores.

O cosmólogo Luiz Alberto Oliveira nos fala do grande empreendimento interdisciplinar realizado por Portugal na época das grandes navegações, liderado pelo Infante D. Herrique – Cavaleiro de Cristo/Templário.

Ainda na atração, o navegador Amir klink nos conta que  Portugal foi um centro de acúmulo de conhecimento naquela época – um momento histórico que mudou a história da economia do mundo. Os conhecimentos sobre as técnicas para as grandes navegações eram mantidos sob sigilo – não existem registros – e tudo isso também é uma herança templária.

O programa entrevista Seu Galileu, barqueiro de Guaraqueçaba, em Santa Catarina, que possui um conhecimento único na forma de construir barcos. Ele conta suas técnicas de construção, sua vida no mar e o conhecimento herdado de seus antepassados.

 




Criado em 16/01/2013 - 09:18 e atualizado em 17/01/2013 - 17:07

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí