Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição Sul 30: Pensar no Brasil, Para Pensar o Mundo

Jorge Mautner encontra o escritor Jorge Caldeira e o artista plástico

Oncotô?

No AR em 19/06/2015 - 22:30

Jorge MautnerNeste episódio, o programa “Oncotô? – expedição Sul” encontra o escritor Jorge Caldeira, que explica sobre o sucesso econômico do Brasil, a abertura econômica que hoje se instaura no país, e sobre a formação da cultura em relação a economia, gerando um novo potencial econômico.

O artista plástico José Resende fala da necessidade de o mundo dialogar com o próprio mundo,  e que no nosso caso, por estarmos aqui, só podemos dialogar a partir daqui mesmo, com quem somos e o que temos.


Como retratos de nós mesmos, vamos ao encontro de uma pequena comunidade quilombola em São Lourenço do Sul, onde encontramos jovens dançarinos de hip-hop de um grupo chamado “Junto Misturado”.  Na comunidade, o integrante Jamir Rodrigues conta como começou a dançar hip-hop e como surgiu o grupo.

O programa ainda visita uma comunidade indígena Kaigang em Porto Alegre, onde o curandeiro Kachú fala de algumas ervas utilizadas pela sua comunidade no passado para curar as pessoas e de como  essa relação com as ervas se transformou ao longo do tempo.

Ainda na comunidade Kaigang,  Danilo Braga fala de como foi a introdução dos índios com os Brancos ao longo dos tempos, gerando ao longo das gerações os casamentos entre sua comunidade e os Brancos. No mercado de Curitiba,  um vendedor de pimentas explica sobre as pimentas e sobre suas descendências e em Porto Alegre, uma vendedoras de água de como começou com seu empreendimento e sobre suas heranças familiares.


Por fim, Jorge Mautner comenta a relação entre o Brasil e os países europeus e de como a cultura se torna biológica, isto é, integra o nosso próprio corpo.




Tags:  Oncotô

Criado em 16/04/2013 - 12:19 e atualizado em 16/04/2013 - 12:19

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí