Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição Sul 33: o olhar estrangeiro

A receptividade brasileira em questão

Oncotô?

No AR em 24/06/2015 - 22:30

Neste episódio, Jorge Mautner fala sobre a receptividade brasileira para com os estrangeiros que chegam aqui para viver desde antes da colonização portuguesa.

O escritor Jorge Caldeira conta como um viajante do século XVI descrevia o Brasil: uma terra maravilhosa, e mística: a Ilha Brasil. Como exemplo deste olhar, Mautner conta a história do Conde Mauricio de Nassau, holandês que viveu em Pernambuco e que, entre outras coisas, foi um dos responsáveis por instalar pela primeira vez um sentimento de independência no povo colonizado que aqui vivia.

Além disso, foi responsável por trazer inúmeros artistas e intelectuais para aqui viverem, entre eles Frans Post, um dos primeiros estrangeiros a retratar o país. Nestes retratos, temos acesso à visão idílica que tinham desta nova terra e que, de alguma forma, se matém até hoje.

Para ilustrar este olhar, “Oncotô? – Expedição Sul”, vai às pequenas cidades catarinenses Rio dos Cedros, Pomerode onde italianos e alemães (respectivamente) vivem em colônia; e à Foz do Iguaçu, no Paraná, onde até hoje chegam multidões de diferentes nacionalidades para lá viverem em busca de uma vida melhor.

Em Rio dos Cedros, encontramos com o italo-brasileiro S.Harold dono de uma olaria que herdou de seu pai que veio da Itália para cá em busca de uma nova vida. Ele nos conta como sua família chegou ao Brasil, e do amor que sempre tiveram por este país devido a grande receptividade e generosidade com que foram recebidos: vivem aqui até hoje sem vontade de voltar - já se tornaram brasileiros.

Em Pomerode, Dona Oma Edi e seu marido, descendente de alemães, levam uma vida de camponeses, como era na Alemanha, que chegaram aqui de navio na época da Segunda Guerra Mundial. Em Foz do Iguaçu, a palestina Najwa Sharif, hoje dona de um salão de beleza, fala de sua origem árabe e da multiplicidade de possibilidades de vida que sente no Brasil, diferente do que é possível na Palestina.




Tags:  Oncotô

Criado em 07/05/2013 - 15:02 e atualizado em 25/06/2015 - 11:42

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí