Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição Sul 34: Fronteira-Bandeirantes

O programa traz as ações dos antigos desbravadores

Oncotô?

No AR em 25/06/2015 - 22:31

Fronteira do Brasil com o Paraguai. Este episódio discute a formação das fronteiras brasileiras a partir da ação dos bandeirantes que, mesmo muito violenta, dobrou o tamanho do nosso continente, e de como, modernamente, se dão as relações entre seus habitantes.

Jorge Mautner discorre sobre a ação dos antigos desbravadores, genocidando e escravizando índios, e afirma que seria importante de se ter artistas brasileiros nas fronteiras: “o importante para as fronteiras é ter poetas.”

Através de depoimentos de pessoas que residem em áreas de fronteiras no sul do Brasil, o programa cria um mosaico das diferentes relações que se estabelecem nessas encruzilhadas. O violonista Yamandú Costa e o escritor Jorge Caldeira colaboram para o aprofundamento das questões com seus depoimentos que abordam aspectos históricos e pessoais.




Tags:  Oncotô

Criado em 14/05/2013 - 16:28 e atualizado em 25/06/2015 - 11:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí