Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Yang-Tsé, o maior rio da Ásia

Rio também é o que mais mortes causou no último século

Os Rios e a Vida

No AR em 01/05/2016 - 21:30

A beleza do Yang-TséNo programa de hoje, você vai conhecer o maior rio da Ásia: o Yang-Tsé. Localizado na China, é a via navegável mais utilizada no mundo. Em contrapartida, sua correnteza é motivo de preocupação em virtude das milhares de mortes que causou no último século. Para conter suas águas, construiu-se a Barragem das Três Gargantas. Ela é a maior central hidroeléctrica do mundo e desempenha papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do país. Mas a construção também vem causando diversos impactos que podem resultar em um desastre ambiental.

Junto com o rio Amarelo, o Yang-Tsé é o rio mais importante da história, cultura e economia da China. O próspero Delta do Yangtze gera 20% do produto interno bruto chinês. O rio flui através de uma grande variedade de ecossistemas e é habitat de vários animais ameaçadas de extinção, incluindo o jacaré-chinês e o esturjão-de-yangtze. Por milhares de anos, o homem tem utilizado a água do rio para a irrigação, o saneamento, o transporte, a indústria e inclusive para a guerra.

Nos últimos anos, o rio tem sofrido com a poluição industrial, a agrícola, o assoreamento e a perda de zonas úmidas, o que agrava inundações sazonais. Mas, algumas partes estão, agora, protegidas como reservas naturais.




 

Direção: Nia Ceidiog
Produção: Green Bay Media

Criado em 01/04/2014 - 18:29 e atualizado em 13/07/2015 - 13:07

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí