Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A arte de Miro dos Bonecos, mestre dos mamulengos no nordeste

E mais: os 70 anos de Elis Regina, a eterna Pimentinha

Paratodos

No AR em 14/03/2015 - 19:00

Elis Regina completaria 70 anos na terça-feira dia 17A cantora Elis Regina completaria 70 anos na próxima terça-feira, dia 17 de março. A eterna Pimentinha mudou a história da música popular brasileira, encantou o mundo e eternizou canções. Em homenagem à Elis, o quadro Para lembrar resgata um pouco da história da artista.

Na zona da mata pernambucana, o mestre José Ermírio da Silva, conhecido como Miro dos Bonecos, utiliza madeira, prego, barbante, tinta e cortes de chita para produzir os mamulengos, brincadeira de bonecos tradicional no nordeste brasileiro. No dia 05/03, o teatro de bonecos no nordeste foi reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN.

A era do rádio no Brasil é o tema do espetáculo teatral Florilégio II, dirigido por Elias Andreato. Em cartaz no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, até o dia 29 de março, a peça faz uma homenagem aos artistas que foram revelados pelo rádio, como Ataulfo Alves, Dorival Caymmi, Ary Barroso e Noel Rosa.

Em Mato Grosso, na região de São Félix do Araguaia, um conjunto de 12 murais mistura arte e fé ao retratar, no lugar de apóstolos e santos, camponeses e gente do povo. Pintados pelo ilustrador espanhol Maximino Cerezo Barredo, as imagens mostram a luta do povo pelo direito à terra e à vida durante a ditadura militar. A partir das obras, a jornalista e escritora Arcelina Helena publicou o livro Memórias e libertação.

No estúdio, a cantora Sandra Belê, do interior da Paraíba fala sobre o trabalho e a vivência com reisados, pastoris, aboios, benditos, romances e forrós, que é a origem da forte identidade que carrega na voz quando interpreta as encantadoras obras do cancioneiro nordestino.




Apresentação: Ana Luísa Médici e Gustavo Minari
Edição de texto: Nelson Lin, Raquel Setz e Sarah Quines
Reportagem: Carlos Molinari, Gilberto Costa, Nelson Lin, Raquel Setz, Sarah Quines, Tiago Bittencourt, Wagner Júnior
Edição de imagens: Jéssica Saccol,  Leonardo Rodrigues e Maikon Matuyama
Produção Executiva: Wagner Júnior
Direção de Estúdio: Pola Galé
Direção: Ana Luísa Médici

Criado em 09/03/2015 - 14:32 e atualizado em 19/05/2015 - 17:26

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí