Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parques do Brasil visita a Chapada Diamantina na Bahia

Programa também mostra a beleza do Parque Nacional de Boa Nova

O destino do terceiro episódio inédito da série Parques do Brasil, nesta quarta (22), às 21h45, na TV Brasil, é o interior da Bahia onde a equipe do programa mostra a fauna e a flora da Chapada Diamantina. A produção também vai até o Parque Nacional e o Refúgio da Vida Silvestre de Boa Nova.

Um parque onde é possível percorrer da Mata Atlântica até o semiárido. Uma cordilheira antiga possibilita o surgimento de ambientes únicos no meio do sertão. Neste episódio, a produção apresenta lugares extraordinários para encantar o público.

A expedição é até o Parque Nacional e o Refúgio da Vida Silvestre de Boa Nova no primeiro bloco. Estas duas unidades foram criadas em 2010 e abrigam três ambientes distintos: a floresta atlântica, a mata de cipó e a caatinga.

Lá, é possível encontrar metade das espécies de aves da Bahia, como o gravatazeiro, o caburé, a saíra-amarela, o bacurauzinho-da-caatinga, o periquito-da-caatinga, beija-flores e muitas outras. Nesta primeira do documentário, a série revela a flora da caatinga, a história da onça-parda e do tatu-peba. O programa ainda traz o veado-catingueiro, a cobra-bicuda e os fantásticos lajedos.

Já no segundo bloco, na Chapada Diamantina, os aventureiros passam por dentro do sertão até esbarrar num paredão de pedra imponente: a Serra do Sincorá. Parte da Cordilheira do Espinhaço, apresenta no meio do sertão baiano uma incrível diversidade de ambientes como florestas, campos rupestres e até um pantanal.

Nesta segunda parte do episódio, Parques do Brasil denuncia os impactos do garimpo na região e histórias que começaram a 1,7 bilhões de anos, além de personagens incríveis como o beija-flor-de-gravata-vermelha, plantas endêmicas e cachoeiras espetaculares, como a da Fumaça, da Fumacinha e do Herculano. 

Sobre a série

Parques do Brasil é uma série de televisão que visa promover a popularização do conhecimento científico sobre a diversidade biológica dos parques nacionais e de outras unidades de conservação brasileiras. A obra enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Com imagens em alta definição, cada documentário é narrado como um diário de expedição. A série da emissora pública conta ainda com trilha sonora original e inédita, além de desenhos e mapas para ilustrar as jornadas que percorrem paisagens deslumbrantes em meio a fauna e a flora brasileiras.

Nos primeiros episódios da série, o público conhecerá os Parques Nacionais da Serra da Canastra, da Serra da Bodoquena, das Sempre Vivas, do Descobrimento, do Pau Brasil, da Serra das Lontras, da Chapada Diamantina, do Pantanal Matogrossense, da Serra dos Órgãos, de Itatiaia, da Chapada dos Guimarães e de Boa Nova.

O programa da TV Brasil também mostra as Reservas Biológicas de Sooretama e de Una, e as Estações Ecológicas de Taiamã e da Serra das Araras.

O projeto é resultado da parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a TV Brasil/Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Está prevista uma segunda temporada de Parques do Brasil com o mesmo número de edições. Ao todo, nas duas fases, a produção da emissora pública visita mais de 20 unidades de conservação nos quatro cantos do país.

Serviço
Parques do Brasil – quarta-feira, dia 22/8, às 21h45, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/08/2018 - 19:45 e atualizado em 20/08/2018 - 19:45

Últimas

O que vem por aí