Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Explore as belezas do Parque Nacional localizado no Mato Grosso

Parques do Brasil

No AR em 19/12/2018 - 21:45

Neste episódio vamos até o Mato Grosso. Perto da capital Cuiabá conhecemos o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. No primeiro bloco subimos até o alto do chapadão, seguimos por dentro de um cerrado-anão e nos deparamos com uma paisagem deslumbrante: a Cidade de Pedra. Composta por arenitos erodidos pelo vento, apresenta formações monumentais que lembram as ruínas de um castelo. Deste ponto descemos a serra. Na estrada presenciamos uma irara perseguindo um teiú. Nesta baixada fomos até o rio Claro e revelamos histórias de sucuris, cutias e onças. Em seguida rumamos para a sede da unidade onde conhecemos quedas d`água belas como a Cachoeirinha e a Cachoeira dos Namorados, além da emblemática Véu de Noiva com 76 metros de altura. No entorno desta cachoeira impressionante encontramos um vale coberto pela maior área de floresta do parque. Nos paredões deste vale observamos araras-vermelhas, gibãos-de-couro e uma inusitada família de macacos-prego.

No segundo bloco exploramos trilhas percorridas por viajantes-naturalistas e tropeiros no passado. Neste caminho observamos paisagens retratadas por pintores e desenhistas em 1827, durante a expedição do Barão de Langsdorff, como a própria Véu de Noiva, antes conhecida como Cachoeira do inferno, e uma série de formações rochosas que lembram civilizações antigas. No início descemos o vale do córrego da Independência. Caminhando pelo cerrado, conhecemos frutos como a lobeira, o araticum, o abacaxi-do-cerrado, a mangaba, a marmelada, o murici e o cascudo ( endêmica da Chapada). Neste bloco revelamos ainda a vida noturna do chapadão com imagens de antas, cachorros-do-mato e lobos-guará; vimos aves como o pitiguari, a ariramba-preta e o urubuzinho; subimos o Morro São Jerônimo – o ponto culminante da unidade -, e relatamos a existência de espécies como a raposinha-do-campo, a queixada e a jaguatirica.

Criado em 07/12/2018 - 21:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí