Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Unidades de conservação no sul da Bahia

3 unidades são exploradas neste episódio

Parques do Brasil

No AR em 05/12/2018 - 21:45

O quarto episódio da série Parques do Brasil apresenta uma expedição através de três unidades de conservação no sul da Bahia.

No primeiro bloco, seguimos para Porto Seguro onde se localiza o Parque Nacional do Pau Brasil. O parque protege um dos últimos fragmentos da mata de tabuleiro baiana, uma das florestas mais biodiversas do planeta. Lá conhecemos a muçununga, um ambiente com diferentes espécies de bromélias e muitos pássaros como o cabeça-encarnada, o beija-flor-rabo-rubro-branco e o beija-flor-de-bochecha-azul. Neste parque revelamos também um dos últimos redutos de uma espécie que faz parte da história do país: o pau-brasil. No parque existe um pau-brasil com mais de mil anos de idade.

Beija Flor Rabo Rubro branco no Parque Nacional Pau Brasil
Beija-flor-rabo-rubro-branco no Parque Nacional Pau Brasil - Divulgação/TV Brasil

No primeiro bloco conhecemos uma infinidade de aves como o garrinchão-pai-avô, o tangará-rajado, o pintadinho, o papa-formiga-pardo e a poderosa harpia; e também animais ariscos e ameaçados como a anta, a onça-parda, o gato-mourisco, o veado-mateiro e a onça-pintada.

Foz do Rio Una no Parque Nacional da Serra das Lontras
Foz do Rio Una no Parque Nacional da Serra das Lontras - Divulgação/TV Brasil

No segundo bloco, subimos um serra repleta de belas cachoeiras e conhecemos o Parque Nacional da Serra das Lontras. Neste lugar pouco conhecido encontramos florestas com árvores singulares como a inhaíba, a copaíba e o araçá. Nesta serra vive um pássaro que só foi identificado em 1996: o acrobata. A Serra das Lontras é um complexo montanhoso onde nascem diversos rios e córregos. Acompanhando o rio Una, descemos até outro importante fragmento de floresta de tabuleiro: a Reserva Biológica de Una. Lá vivem animais raros como o mico-leão-de-cara-dourada, o sagüi-de-wied, o ouriço-preto, o guigó e o macaco-prego-do-peito-amarelo.

Todas essas unidades fazem parte da Costa do Descobrimento, declarada pela UNESCO como um Patrimônio Natural da Humanidade.

Macaco Prego na Reserva Biológica de Una
Macaco Prego na Reserva Biológica de Una - Divulgação/TV Brasil

 

Criado em 06/12/2018 - 18:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí