Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o flautista Eduardo Monteiro

 

Eduardo Monteiro, um dos diversos instrumentistas entrevistados na nova temporada do Partituras, conta um pouco sobre a sua trajetória no mundo da música classica e explica como se apaixonou pela flauta.

Atualmente, Eduardo Monteiro é professor de flauta na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de estudar o instrumento na mesma faculdade onde hoje dá aulas, ele também frequentou a Escola Superior de Música em Stuttgart, na Alemanha.

O flautista lembra com carinho a influência da avó na sua educação musical. Monteiro conta que a sua avó era vizinha do flautista Altamiro Carrilho e costumava ouvir o músico praticando em casa. Segundo o instrumenista, a partir daí veio a adoração dela pelo choro e esta fez questão de apresentar o ritmo para o neto também.

Eduardo Monteiro aprendeu primeiro a tocar piano, bateria e saxofone. Só após iniciar os estudos em música é que a flauta apareceu como “seu destino”, pois, segundo o Eduardo, o instrumento aparecia em destaque em todas as partituras que pegava para ler.

“A flauta consegue abranger todos os estilos. O instrumento existe deste a Antiguidade, e desde esta época ele vem sendo utilizado na história da música, sem interrupções”, declara Eduardo.

A nova temporada do programa Partituras estreia no domingo 3 de maio, com a presença da cravista Clara Albuquerque e do flautista Eduardo Monteiro. O programa será exibido a partir das 22h na TV Brasil e a meia noite de domingo para segunda-feira na MEC FM e MEC AM no Rio de Janeiro e na MEC AM em Brasília.

Saiba mais sobre a flauta e o seu empenho na composição da música clássica

Assista também ao episódio: Flauta e Cravo na estreia da segunda temporada do Partituras




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/04/2015 - 17:04 e atualizado em 04/05/2015 - 11:16

Últimas

O que vem por aí