Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quer conhecer música clássica? Siga as dicas de Eduardo Monteiro

Professor de flauta na Escola de Música da UFRJ, Eduardo Monteiro aponta quais compositores ele considera essenciais para mergulhar no universo da música clássica.

O flautista é um dos convidados do programa de estreia da nova temporada do Partituras e começa a sua enumeração pelo conhecido compositor alemão Ludwig Van Beethoven. Eduardo se refere às sinfonias do compositor como o “livro sagrado da música clássica”.

Eduardo Monteiro segue comentando a obra de Johann Sebastian Bach, outro compositor alemão. Segundo Monteiro, as criações do artista barroco eram pedagógicas e através delas é possível aprender importantes lições sobre música.

Depois o flautista cita alguns compositores românticos, como Johannes Brahms, Robert Schumann e Hector Berlioz. Continua sua lista mencionando Claude Debussy, um artista especial para o flautista por conta do seu esmero com o instrumento tocado pelo professor da UFRJ, a flauta.

Eduardo Monteiro também apresenta alguns compositores brasileiros: Carlos Gomes, HeitorVilla-Lobos e Joaquim Calado. Este último ele destaca pela criação do estilo musical do choro.

“Felizmente temos tanta genialidade por parte de compositores que devemos nos deixar extasiar diante de suas obras.”

Na estreia da nova temporada do Partituras, o flautista Eduardo Monteiro se apresenta com a cravista Clara Albuquerque. O programa será exibido a partir das 22h na TV Brasil e a meia noite de domingo para segunda-feira na MEC FM e MEC AM no Rio de Janeiro e na MEC AM em Brasília.

Conheça o flautista Eduardo Monteiro

Assista também ao episódio: Flauta e Cravo na estreia da segunda temporada do Partituras




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/04/2015 - 16:23 e atualizado em 04/05/2015 - 11:17

Últimas

O que vem por aí