Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violinista Ana de Oliveira: o violino é um instrumento de difícil aprendizagem

 

O Partituras deste domingo, 20 de setembro, recebe o Trio Puelli. Formado por Karin Fernandes, Ana de Oliveira e Adriana Holtz, o grupo celebra o repertório de composição clássica das três Américas criado a partir do século XX.

Ana de Oliveira, a violinista do trio, explica porque o violino é o instrumento que consegue atingir as notas mais agudas e também é um dos mais difíceis de serem tocados.

“O violino é um instrumento de aprendizagem bastante árdua. É difícil você já começar tirando o som”, explica.

Segundo ela, o violino faz parte da família de cordas friccionadas, junto com a viola, o violoncelo e o contrabaixo.

A integrante do Trio Puelli mostra que na família das cordas friccionadas, o som é produzido com a vibração das cordas a partir da fricção de um arco. Diferente das cordas dedilhadas, como o violão, que produzem o som ao serem “beliscadas” com os dedos ou uma palheta.

Ana de Oliveira menciona também a rabeca, conhecido como o “violino brasileiro”. Este instrumento é muito utilizado desde os tempos coloniais em manifestações populares e festas religiosas no Brasil. Hoje em dia a rabeca costuma ser associada à música nordestina.

Assista à apresentação de Ana de Oliveira com o seu violino e o Trio Puelli no próximo Partituras, neste domingo, 20 de setembro, às 23h pela TV Brasil.

Assista também:
Conheça o violoncelo mais de perto com a instrumentista Adriana Holtz
A versatilidade do piano segundo Karin Fernandes
 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/09/2015 - 17:15 e atualizado em 18/09/2015 - 16:00

Últimas

O que vem por aí