A história natural do oceano

Série produzida pela BBC

Planeta Azul

Um mergulho nas profundezas do oceano. É o que mostra a nova série da TV Brasil, Planeta Azul, que estreia neste domingo (22), às 16h. Produzida pela BBC de Londres, a série desvenda, em oito capítulos, a diversidade do habitat marinho, sua influência na vida terrestre e o equilibrado sistema biológico existente no mundo oceânico.

"Nós sabemos mais sobre a superfície da lua do que sobre as profundezas dos oceanos. Esta série tem como objetivo mostrar, pela primeira vez, a história do surgimento da vida marinha. Nunca se gastou tanto tempo e recursos em uma série de história natural", afirma o diretor Alastair Forthergill.

Dois terços do planeta estão cobertos por oceanos e, ainda assim, eles permanecem amplamente inexplorados e não registrados em imagens. A série, que levou cinco anos para ser produzida, foi viabilizada pelos avanços na fotografia subaquática que possibilitaram a exploração desses territórios. Foram cerca de 3 mil dias de filmagens em mais de 200 locais ao redor do globo para garantir uma vasta cobertura desse "novo mundo".

O primeiro episódio mostra a influência dos oceanos no planeta. Além de abrigar diversas formas de vida, de imensas baleias a minúsculos plânctons, o mar também exerce influência no clima mundial. E todo esse processo é regido por um complexo sistema de forças físicas e biológicas. O capítulo mostra como essas forças atuam no oceano e explica o poder e a complexidade do Planeta Azul.
Produção BBC Worldwide

Horário: domingo, às 16h