Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

As marés

A influência dessa força natural na vida marinha

Planeta Azul

No AR em 08/06/2016 - 01:00

O Planeta Azul desta semana explica o poder do sol e da lua sobre as marés - força que influencia a vida marinha em todo o globo. A equipe do programa visita a região amazônia para acompanhar a pororoca. Esse fenômeno, provocado pela força das marés, causa ondas que chegam até a 6 metros de altura no leito dos rios.

O programa também traz imagens da ação da maré na Baia de Fundy, no Canadá. Diariamente, 16 metros da extensão da baía são cobertos e descobertos pelo fluxo das águas, um fluxo maior do que o existente em todos os rios do mundo. Muitos animais marinhos são atraídos pela concentração de plânctons nas encostas dessa área. Com tantos predadores, pequenas ostras se enterram na areia onde permanecem por quatro horas até a maré subir novamente.

Nas praias do nordeste da Austrália, a equipe captura, através de lentes especiais, estranhas criaturas microscópicas que vivem na areia. Já quando o nível do mar abaixa, na costa noroeste dos Estados Unidos, aparecem milhares de enguias que residem nas praias. Alguns animais se adaptaram à vida regida pelas marés. Nas águas profundas da parte nordeste da ilha de Vancouver, estrelas-do-mar aproveitam a correnteza para alcançar suas presas.

No entanto, o melhor exemplo da relação entre a maré e animais marinhos acontece na Ilha do Natal, perto da Austrália. Após as chuvas sazonais, milhões de caranguejos-vermelhos marcham até a costa para procriar. Eles aguardam na encosta dos penhascos, às vezes por dias, até que a maré esteja perfeita para carregar os ovos para o mar aberto.




Criado em 03/07/2011 - 13:17 e atualizado em 01/06/2016 - 12:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí