Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pobreza e caridade são temas de Entre o Céu e a Terra

Como as diferentes crenças se relacionam com o problema

Estado de penúria ou de extrema pobreza, a miséria é uma das condições que mais constrange e envergonha o ser humano em sua essência. As ciências sociais e políticas bem como as religiões estudam o fato de que poucos tenham tanto e que muitos ainda passem fome e sofram de privações de artigos fundamentais à sobrevivência. O debate no episódio da série Entre o Céu e a Terra desta sexta (2), às 22h, na TV Brasil se inspira na pobreza e na tentativa de amenizá-la por meio da caridade.

A produção nacional mescla linguagem de documentário com uma trama de ficção. Na história de dramaturgia dessa semana, o personagem Alberto (Clayton Mariano) passa por dificuldades financeiras. Biólogo e professor, o protagonista precisa encontrar alternativas ao empréstimo bancário para conseguir quitar suas dívidas. A partir dessa premissa, ele reflete sobre a pobreza.

A miséria material caracteriza-se quando a pessoa não tem condições de vida digna, faltando-lhe até mesmo bens de primeira necessidade – tais como a alimentação, higiene, educação, trabalho e perspectiva de crescimento. É na religião que muitas pessoas em estado de miséria encontram conforto.

As diferentes crenças se relacionam de algum modo com o problema da pobreza e apresentam formas de ajudar ao próximo. O judaísmo prega que os fieis não devem desviar de uma pessoa carente, mas estender-lhe a mão, sempre que for possível, e suprir o que lhe falta.

As religiões cristãs ensinam que Jesus Cristo nasceu e viveu em meio a uma realidade humilde, compartilhando sua vida e conhecimento com os pobres e miseráveis. Já o espiritismo tem a caridade como base da religião.

Hoje, não são poucas as religiões que entendem a riqueza, antes vista com ressalvas, como uma graça, uma benção de Deus. De todo modo, uma parcela significativa delas encontram formas de amparar os mais necessitados, fazendo, muitas vezes, um papel que seria do Estado.

Participam do programa esta semana o Padre Luis Sartorel, da Igreja Católica; o Pastor Othoniel Martins, da Igreja Presbiteriana; Mam'eto Nangetu, do Candomblé Angola; Prem Abodha, do Desenvolvimento humano e meditação; a bruxa tradicional Katy Frisvold e Sridhara Dasa, do Hare Krishna; além da pesquisadora em Comunicação e Sociologia, Monica Bernardo Schettini; o filósofo Carlos Roberto Drawin e a crítica teatral Iná Camargo Costa.

Serviço:
Entre o Céu e a Terra – sexta (2), às 22h, na TV Brasil.
Entre o Céu e a Terra – domingo (4), às 13h, na TV Brasil.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/05/2017 - 15:45 e atualizado em 31/05/2017 - 15:45

Últimas

O que vem por aí