Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Castelo de Accioly

Série traz um dos maiores representantes da poesia regional

Poetas e Prosadores Pernambucanos

No AR em 03/08/2019 - 20:30

O poeta e professor Marcus Accioly é o homenageado do quinto episódio da série documental Poetas e Prosadores Pernambucanos. O filme "Castelo de Accioly" traça um panorama sobre a vida e a obra do escritor, que publicou 15 livros e deixou ainda 30 trabalhos inéditos após sua morte, em 2017.

Considerado um dos maiores representantes da poesia regional contemporânea, Marcus Accioly dá entrevistas em Olinda, Paulista e Aliança, sua cidade natal. O escritor fala da inspiração, da forma como cria seus versos e da sua relação com os animais – entre eles o cão Alfa, que o acompanhou durante grande parte da vida e do qual não esquecia.

Cercado de plantas e animais, Marcus Accioly buscava inspiração para sua poesia
Cercado de plantas e animais, Marcus Accioly buscava inspiração para sua poesia - Divulgação/TV Brasil

Marcus Accioly foi membro da Academia Pernambucana de Letras, onde ocupou a cadeira 19 deixada por João Cabral de Melo Neto. Fez parte da chamada Geração 65 de Pernambuco e do Movimento Armorial ao lado de Ariano Suassuna. O escritor teve sua obra reconhecida através de grandes prêmios literários, entre eles o Olavo Bilac, concedido pela Academia Brasileira de Letras em 1984.

 O poeta Marcus Accioly podia ser sempre encontrado trabalhando em casa, na Ilha de Itamaracá
O poeta Marcus Accioly trabalhava em casa, na Ilha de Itamaracá - Divulgação/TV Brasil

Inédito em rede nacional, o programa Poetas e Prosadores Pernambucanos exibido pela TV Brasil combina documentário e dramaturgia. Mescla ainda leituras e relatos sobre os livros desses escritores com trechos em que atores interpretam sequências das publicações mencionadas durante a conversa.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/08/2019 - 15:10

Últimas

O que vem por aí