Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Por Parte de Pai conta a história do português Vítor Ramos

Exilado no Brasil, ele era professor de literatura francesa na USP

O documentário “Por Parte de Pai” narra a história de Vítor Ramos, jornalista, ensaísta, crítico e professor, que se exilou no Brasil em 1955. Dirigido por sua filha, Guiomar Ramos, o documentário inédito, com  52 minutos, será exibido nesta segunda-feira (dia 5), às 23h, na TV Brasil. 

No filme,  a diretora visita os lugares em que seu pai morou, incluindo a casa onde este passou sua infância, na pequena vila portuguesa de Ervedal da Beira. Com farto material de arquivo, a diretora conta a trajetória de Vítor, até sua morte, causada por um aneurisma cerebral em abril de 1974, dias depois de seu aniversário, que coincidiu com a Revolução dos Cravos. O falecimento repentino acaba com sua chance de voltar a Portugal após mais de 20 anos no exílio.

Cenas raras de Lisboa nos anos 40 e 50 se misturam à leitura de cartas trocadas entre Vítor e seus amigos e familiares, retratando a militância precoce no Partido Comunista Português e no MUD Juvenil, organização política de oposição ao regime salazarista. Algumas dessas cartas e até mesmo o áudio de cartas originais gravadas por Vítor Ramos em fitas cassete e enviadas à sua família no período em que lecionava na Universidade de Davis, na Califórnia, permeiam o documentário, trazendo esse homem de volta à vida.

Imagens de importantes movimentos políticos pela paz mundial e internacionalização da revolução comunista, mostram o momento em que Vítor é forçado a se exilar na França. Lá ele segue atuando junto ao PCP, apesar de seu trabalho como jornalista da Agência France Press. Durante o exílio na Europa, ele participa do Festival Mundial da Juventude em Bucareste, na Romênia, em 1953. É nesse evento que conhece a jovem militante comunista brasileira Dulce Helena. Apaixonam-se e, quase dois anos depois, ele segue para o Brasil para reencontrá-la, casar e estabelecer residência. No Brasil, Vítor passa a dar aulas e segue carreira na universidade, sem jamais abandonar o engajamento político. Em São Paulo, reúne exilados e intelectuais anti-salazaristas dispersos na cidade, organizando a oposição através do jornal “Portugal Democrático”, periódico de abrangência internacional.

O filme reúne antigos colegas dessa época, como Antonio Candido de Mello e Souza, sociólogo, literato e professor universitário brasileiro; Erwin Rosenthal, também professor da USP; Miguel Urbano, jornalista e escritor português; e Fernando Lemos, pintor, artista gráfico e fotógrafo luso-brasileiro.
O funeral de Vítor Ramos mobilizou estudantes da escola de Filosofia e Ciências Humanas da USP, a FFLCH, onde ele lecionava, que transformaram a festa de comemoração da vitória contra o fascismo numa verdadeira homenagem ao professor falecido.
 
Ficha Técnica
Inédito. 52 minutos. Direção Guiomar Ramos. Produção Giovanni Francischelli. Diretor de Fotografia Pedro Faerstein Montagem Claudio Tammela Produção DocTela
 
Serviço:
Por Parte de Pai _ segunda-feira (dia 4), às 23h, na TV Brasil  
                               Sábado (dia 10), às 23h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/06/2017 - 19:30 e atualizado em 02/06/2017 - 19:30

Últimas

O que vem por aí