Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série Profissão Cartunista começa com Henfil

A estreia da série Profissão Cartunista na TV Brasil está marcada para

A estreia da série Profissão Cartunista na TV Brasil está marcada para o dia 6 de janeiro, quarta-feira, às 22h. O primeiro episódio é um documentário de 52 minutos sobre a vida e obra do jornalista e cartunista Henfil, realizado 14 anos após sua morte. O programa mostra a carreira do artista desde 1964, relembra seu trabalho em O Pasquim e no Jornal do Brasil, examina seus livros, sua passagem pelo teatro e seu filme Tanga deu no New Yorque Times.

O documentário é narrado pelo próprio Henfil, graças a arquivos sonoros garimpados e remixados. Entre os entrevistados estão personalidades que trabalharam e viveram com Henfil nos diversos momentos de sua carreira. Entre eles, Zuenir Ventura, Miguel Paiva, Ziraldo, Laerte, Jaguar, Tarik de Sousa e Ivan Cosensa, que relembram os tempos do Pasquim e do Jornal do Brasil, veículos onde foram publicadas a maior parte das obras do artista.

A série, uma obra de Marisa Furtado e Paulo Serran, inclui também outros documentários de cartunistas famosos. A exemplo do cartunista Will Eisner, reconhecido internacionalmente através dos quadrinhos. Cenas mostrando o artista trabalhando em sua prancheta, as técnicas usadas e muitas animações feitas sobre os originais do artista estão em três episódios de 50 minutos cada.

Outro documentário é sobre Jerry Robinson, um dos expoentes da Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos e criador do Curinga e Mulher Gato. Animações feitas sobre originais do artista ilustram o filme de 76 minutos. A vasta obra do jornalista e cartunista Ziraldo estará em dois outros documentários de 50 minutos, feitos em 2004. Ricos em imagens de época, os filme narram a história de Ziraldo, a fundação do jornal O Pasquim, em 1968, a censura , as prisões que ele sofreu.




Criado em 22/12/2009 - 15:50 e atualizado em 22/12/2009 - 15:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí