Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acessibilidade: arquitetura adaptada e livros acessíveis

Tema fundamental para pessoas que têm qualquer tipo de deficiência

Programa Especial

No AR em 09/09/2017 - 12:00

No Programa Especial desta semana, o assunto é acessibilidade. Nossa equipe foi conversar com Leila Scaf, que é arquiteta e tem deficiência física.

Confira trecho deste episódio aqui

Nossa repórter Fernanda Honorato entrevistou Fernanda Machado, escritora e designer que tem síndrome de Down.

Leila, de óculos, amputada das mãos, ri, sentada em um sofá e gesticula os dois braços
Leila Scaf Rodrigues conta para o Programa Especial sobre a sua história e seu trabalho - Divulgação/NoAr

Leila é arquiteta e teve seus pés e mãos amputados por conta de uma bactéria. Ela contou sobre as adaptações que precisou fazer depois da amputação, sobre seu trabalho como arquiteta, e também do projeto de arquitetura adaptada do qual faz parte chamado Unlimited. A arquiteta comentou, também, sobre sua surpreendente aceitação após ter tido as mãos e os pés amputados. Segundo ela, o fato de se aceitar bem como está, e até brincar com a situação, é o que faz com que consiga lidar com leveza.

Fernanda Honorato e Fernanda Machado, jovens mulheres que têm síndrome de Down, estão em pé, lado a lado, no calçadão da praia. Fernanda Machado segura, sorridente, um livro, enquanto Fernanda Honorato aponta para a capa
Nossa repórter Fernanda Honorato entrevistou a jovem escritora Fernanda Machado - Divulgação/NoAr

Fernanda Honorato entrevistou Fernanda Machado, escritora e designer que tem a síndrome de Down. Fernanda falou sobre seu projeto de coclusão da faculdade, o "Guia de Diagramação para um Livro Acessível", e mostrou os recursos que tornam um livro acessível para pessoas com diferentes tipos de deficiência. 

Ela falou sobre o que a motivou a realizar o projeto: primeiro, pelo sonho de fazer um projeto gráfico relacionado com livros; segundo, para ajudar a contribuir para a inclusão social, e terceiro por observar que atualmente os livros estão mais direcionados para o mundo digital.

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/09/2017 - 16:30

Últimas

O que vem por aí