Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acessibilidade em pauta no Programa Especial

Pessoas com deficiência comentam a importância da acessibilidade

Programa Especial

No AR em 21/10/2017 - 12:00

O Programa Especial desta semana trata de um tema fundamental: a acessibilidade. Vamos conhecer Lilia Martins, que é carioca, cadeirante, psicóloga clínica e vice-presidente do Centro de Vida Indepentende do Rio (CVI-Rio). Ela aborda a importância do CVI para as pessoas que têm qualquer tipo de deficiência. A organização, que funciona desde 1988, é de utilidade pública, sem fins lucrativos e seu maior objetivo é levar o empoderamento às pessoas com deficiência, para que elas tenham voz própria e consigam definir suas decisões e desejos.

Em um escritório, a psicóloga Lilia Martins está sentada em uma cadeira de rodas motorizada, de costas para nós, e de frente para uma mesa com computador, telefone, impressora, portas-retratos e girassóis amarelos
Em um escritório, a psicóloga Lilia Martins está sentada em uma cadeira de rodas motorizada, de costas para nós, e de frente para uma mesa com computador, telefone, impressora, portas-retratos e girassóis amarelos - Divulgação

Nossa equipe também conversa com a arquiteta e cadeirante Regina Cohen, coordenadora do núcleo Pró-acesso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela conta que passou a se dedicar à questão da acessibilidade exatamente quando se tornou cadeirante. Na entrevista, Regina explica o que é desenho universal, conceito criado pelo arquiteto tetraplégico Ron Mace, nos anos 1990. O conceito, resumido em uma frase, seria: projetar tudo para todos.

Rennata Correa, jovem estudante de Publicidade e Propaganda, usa cadeira de rodas por conta de um acidente de carro. No programa, ela faz observações de adaptações necessárias para cadeirantes na faculdade onde estuda e relata como passou a perceber as dificuldades de acessibilidade para pessoas que têm deficiência depois de sofrer um acidente. 

Ainda, na série que reforça o protagonismo das pessoas com síndrome de Down, a repórter Fernanda Honorato entrevista Liane Collares, atriz e escritora que tem a síndrome. Ela comenta seu livro "Liane, mulher como todas" e conta quem a incentivou a escrever esta história inspiradora: sua ex-professora Marilene e seus pais. 

Tags:  acessibilidade

Ultimas

O que vem por aí