Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vida universitária

Programa apresenta histórias inspiradoras de pessoas com deficiência

Programa Especial

No AR em 28/10/2017 - 12:00

No Programa Especial desta semana, o assunto é vida universitária. Nossa equipe conheceu Bernardo Lucas Piñon, calouro de Filosofia da PUC-Rio, que é surdo oralizado. Ele nasceu em Cabo Frio e lá teve uma infecção hospitalar, o que comprometeu a sua audição. Ainda assim, o jovem estudante se dedicou à vida escolar e teve como recompensa a nota mil na redação do ENEM, além de passar para o curso que queria na universidade que escolheu. Ele conta um pouco de sua trajetória e o que espera do futuro profissional.

Confira trecho deste episódio aqui

Bernardo Lucas Piñon, calouro de Filosofia da PUC-Rio
Descrição da foto: Na área externa da universidade, Bernardo está de pé, de perfil. Com uma mochila azul nas costas, e de óculos de grau, ele apoia um caderno com uma mão, enquanto o abre com a outra.

A repórter Fernanda Honorato entrevista Bruno Ribeiro, de Recife, que é turismólogo e tem síndrome de Down. No bate-papo, ele comenta suas experiências nas duas faculdades que cursou e, também, sobre os projetos que participa: Praia Sem Barreiras e Novos Horizontes, que atendem idosos e pessoas com deficiência em geral. Bruno destaca ainda a importância da acessibilidade dentro do turismo, pois acredita que a circulação de pessoas com deficiência em pontos turísticos pode contribuir para diminuir o preconceito

O quadro decicado aos atletas paralímpicos recebe Jonas Licurgo, do Rio de Janeiro. Ele foi medalhista de prata do Campeonato Mundial de Londres em 2017 e relata como aconteceu a sua entrada no atletismo e na ADEZO - A Associação de Apoio às Pessoas com Deficiência da Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com Jonas, chegar na instituição e ver que pessoas com deficiência igual à dele estavam se divertindo, brincando e acertando, o impressionou muito. Ele lembra que foi nesse momento que percebeu que poderia fazer muitas coisas depois do acidente que o deixou paraplégico.
 

Fernanda Honorato e o turismólogo Bruno Ribeiro
Descrição da foto: Em área externa, Fernanda e Bruno estão sentados. Fernanda apoia a blusa preta com bordados coloridos na frente de seu corpo e a segura com os braços, enquanto Bruno segura o microfone do Programa Especial, virado para ela.

Ultimas

O que vem por aí