Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lutas adaptadas

Conheça instituições esportivas que acolhem pessoas com deficiência

Programa Especial

No AR em 11/11/2017 - 12:00

O Programa Especial desta semana aborda as lutas adaptadas. Vamos conhecer duas instituições que acolhem pessoas que têm deficiência: Federação Sul-Americana de Sport Jiu Jitsu (SJJSAF) e Associação Valorizando as Diferenças (AVD).

Descrição de foto: Com o mar ao fundo, Luiz Ricardo está ao lado de Eduardo Duarte. Os dois estão de frente um para o outro, de perfil, e vestem o mesmo uniforme verde.
Descrição de foto: Com o mar ao fundo, Luiz Ricardo está ao lado de Eduardo Duarte. Os dois estão de frente um para o outro, de perfil, e vestem o mesmo uniforme verde.

Cleiber Maia, presidente da SJJSAF, explica as especificidades das adaptações do jiu-jitsu para cada deficiência e fala sobre a iniciativa de apoiar a inclusão de pessoas que têm deficiência no esporte. A SJJSAF trabalha com surdos, cegos, amputados, autistas, pessoas que têm síndrome de Down e paralisia cerebral. Cleiber também comenta a relação fraternal de todos que fazem parte desse projeto inclusivo.

Pioneiro no Brasil com o judô e MMA para surdos,  Eduardo Duarte, fundador e hoje coordenador da AVD, fala sobre essas duas modalidades e sobre a relação da instituição com os atletas. Segundo ele, a aceitação dos surdos em relação à AVD se deu pela motivação dele em aprender LIBRAS e desenvolver metodologias para o judô, o que faz com que as pessoas com deficiência auditiva se sintam cada vez mais incluídas.

Descrição de foto: Cláudia e Felipe, mãe e filho, estão sentados lado a lado em cima do tatame verde. Ele está vestindo um kimono azul de jiu-jitsu, e está com uma das mãos na perna da mãe, enquanto apoia a cabeça na outra.
Descrição de foto: Cláudia e Felipe, mãe e filho, estão sentados lado a lado em cima do tatame verde. Ele está vestindo um kimono azul de jiu-jitsu, e está com uma das mãos na perna da mãe, enquanto apoia a cabeça na outra. - Divulgação

Ainda, entre outros atletas que participam do episódio, você vai conhecer o lutador de MMA Luiz Ricardo, que treina na associação. Ele conta a importância da luta na sua vida, do sonho de vencer o campeonato mundial e de como a luta pode ajudar no desenvolvimento de todos.
    

    

Tags:  lutas adaptadas

Ultimas

O que vem por aí