Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atividades físicas inclusivas nas escolas

Os benefícios dos exercícios para inclusão de crianças com deficiência

Esta edição do Programa Especial visita duas escolas públicas no Rio de Janeiro (Floriano Peixoto e Tasso da Silveira) para mostrar os benefícios das atividades físicas inclusivas. A ideia é destacar a contribuição da prática esportiva lúdica para a inclusão de crianças com deficiência. O programa entrevista Rodrigo Mendes, responsável pelo Instituto Rodrigo Mendes e pelo projeto Portas Abertas, que apoia as duas escolas.

Descrição de foto: Em área externa, menina com venda preta nos olhos se equilibra em uma fita suspensa presa a uma árvore. Ela se apoia em duas outras meninas, que estão em pé no chão, segurando os braços dela.Um homem a apoia com uma das mãos nas costas.
Descrição de foto: Em área externa, menina com venda preta nos olhos se equilibra em uma fita suspensa presa a uma árvore. Ela se apoia em duas outras meninas, que estão em pé no chão, segurando os braços dela.Um homem a apoia com uma das mãos nas costas. - Divulgação

Mestre em Gestão da Diversidade Humana, Rodrigo Mendes é tetraplégico e explica quais são os objetivos do projeto Portas Abertas e como a inclusão através da Educação Física é importante para pessoas que têm deficiência. De acordo com ele, a grande conquista da iniciativa é ver todos envolvidos nas atividades e desconstruindo, juntos, o estereótipo de que certas pessoas não são capazes de participar.

A professora de Educação Física da escola Tasso da Silveira, Elizabeth Klem, mostra como funcionam o totó humano e o handebol sentado, que são as atividades inclusivas da instituição. Ela conta como foi feita a escolha dessas duas modalidades a partir do convite do projeto Portas Abertas. 

Na escola Floriano Peixoto, o professor de Educação Física Antonio Carlos Fernandes fala sobre o slackline e o handebol sentado, que fazem parte das aulas da disciplina, e sobre os benefícios desses tipos de atividades. Segundo ele, a Educação Física é um instrumento de educação fundamental, porque lida com a alegria, o que facilita todos os outros processos: aprendizagem, autoestima e gostar de estar na escola. 

Descrição de foto: Em uma área externa, duas meninas sentadas, uma de frente para a outra, em um pano de cor verde. Uma das meninas segura uma bola.
Descrição de foto: Em uma área externa, duas meninas sentadas, uma de frente para a outra, em um pano de cor verde. Uma das meninas segura uma bola. - Divulgação

Excepcionalmente neste sábado (16), o Programa Especial vai ao ar às 12h30 na TV Brasil.

Criado em 14/12/2017 - 12:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí