Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o goalball, modalidade paralímpica promissora para o Brasil

Objetivo do jogo é arremessar uma bola com guizo no gol do adversário

Programa Especial

No AR em 25/04/2020 - 09:30

O Programa Especial desta semana é dedicado ao goalball, tanto masculino, como feminino. Vamos conhecer os atletas da Seleção Brasileira e saber com o treinador do time masculino, Alessandro Tosim, sobre o nascimento do esporte, criado especialmente para deficientes visuais. 

Os atletas José Marcio, Romário e Lemon Moreno – chamado na Europa de CR7 do goalball – relatam como conheceram o jogo e a importância de defender o Brasil. 

Quadra coberta com traves longas nas extremidades. De costas para o gol, um jogador sentado, no chão, e outro de pé. Na outra extremidade, três jogadores sentados, no chão, de costas para o gol.
Quadra coberta com traves longas nas extremidades. De costas para o gol, um jogador sentado, no chão, e outro de pé. Na outra extremidade, três jogadores sentados, no chão, de costas para o gol. - Divulgação/TV Brasil

“Sobre ser atleta paralímpico, todo mundo pensa em relação à deficiência que a pessoa tem, mas hoje em dia isso não é um empecilho. Com certeza, para todos os atletas há preparação, o treinamento diário, é preciso abdicar de muitas coisas dentro da vida, isso é a real dificuldade que a gente tem e a gente gosta de vencer, né?”, comenta Lemon, considerado o maior talento brasileiro na modalidade.

“Esse é o nosso foco, sempre vencer as barreiras traçadas pelo treinamento, evoluir e se reinventar a cada dia para estar sempre em alto nível”, completa o medalhista paralímpico.

Quadra. De costas para a trave, três jogadores com vendas nos olhos. Dois sentados no chão e o outro deitado, com os braços abertos, na direção de uma bola, no ar.
Quadra. De costas para a trave, três jogadores com vendas nos olhos. Dois sentados no chão e o outro deitado, com os braços abertos, na direção de uma bola, no ar. - Divulgação/TV Brasil

Já a nossa repórter Fernanda Honorato, que tem síndrome de Down, entrevista as jogadoras Jéssica Gomes, Ana Gabrielly e Victória Amorim, da seleção feminina de goalball, que falam sobre como a modalidade mudou a vida delas. 

Na entrevista ao programa, Alessandro Tosim revela também o momento em que o esporte decolou no Brasil e explica o trabalho por trás das medalhas. 

Em uma quadra coberta, sentadas, frente a frente, uma jogadora e Fernanda, com o microfone do Programa Especial, na mão direita, apontado para ela.
Em uma quadra coberta, sentadas, frente a frente, uma jogadora e Fernanda, com o microfone do Programa Especial, na mão direita, apontado para ela. - Divulgação/TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/04/2020 - 07:55

Últimas

O que vem por aí