Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Orfeu Negro

Uma trágica e bela história de amor, vencedor da Palma de Ouro no

Programa de Cinema

No AR em 19/02/2012 - 02:00

Programa de Cinema: Orfeu Negro

Orfeu Negro, primeira versão cinematográfica da peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, é a atração especial de sábado (18), às 23h. O filme de Marcel Camus conta uma trágica e bela história de amor, em que o mito grego de Orfeu e Eurídice é transportado para os morros do Rio de Janeiro, durante o Carnaval.

Consagrado no mundo inteiro, tendo recebido muitos prêmios, incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme é também considerado um dos marcos fundadores da bossa nova. A trilha sonora, assinada por Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá e Antonio Maria, traz clássicos do gênero como A Felicidade, Manhã de Carnaval e O Nosso Amor.

Orfeu é motorista e músico no Rio de Janeiro, noivo de Mira. Durante o Carnaval, ele conhece Eurídice, que deixou seu vilarejo para fugir de um bandido. É amor à primeira vista. O mito dá conta do amor do casal acompanhado de perto pela morte. Quando Eurídice é vitimada, Orfeu desce aos infernos para buscá-la e o destino de ambos depende de nunca mais se olharem.

Uma das cenas mais emblemáticas do filme de Camus é quando o protagonista vai a um terreiro de candomblé e ouve sua amada no corpo de uma velha. Apesar de uma imagem clichê (Camus lançou mão de outras durante a produção), a cena não chega a comprometer a adaptação da obra de Vinicius de Moraes para a telona.

Orfeu Negro foi lançado na França em 12 de junho de 1959, sendo sucesso de público e de crítica, embora tenha sido alvo de críticas negativas como a do cineasta francês Jean-Luc Godard. No Cahiers du Cinéma, ele detalhou os erros e os absurdos que encontrou no roteiro. Reprise. 100 min.

Título original: Orfeu Negro (Orphée noir). País: França, Italia e Brasil. 1959. Gênero: Drama. Direção: Marcel Camus, com Breno Mello, Marpessa Dawn, Lourdes de Oliveira, Léa Garcia, Ademar da Silva, Alexandro Constantino, Waldemar de Souza, Jorge dos Santos, Aurino Cassiano, Marcel Camus.

Não recomendado para menores de 12 anos

Livre

Horário: 22h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/02/2012 - 05:00 e atualizado em 19/02/2012 - 05:00

Últimas

O que vem por aí