Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A descoberta da deficiência

Programa Especial mostra como pessoas lidam com a notícia de descobrir

Programa Especial

No AR em 05/10/2013 - 10:30

Dayan e BereniceFernanda Travassos é psicóloga e já lidava com a questão da deficiência antes do nascimento de Felipe, que está dentro do espectro do autismo. “Quando deixei de lidar com o assunto só de forma profissional e comecei a lidar com ele no meu dia-a-dia, me senti muito parecida com todas aquelas pessoas. A dor é inevitável. O que muda é que algumas pessoas se cristalizam na dor e nesse ponto a terapia de família é fundamental”, relata a psicóloga.

Berenice é mãe de Dayan. Desde que soube que o filho tinha autismo, luta pelos direitos das pessoas que estão dentro desse espectro. Ela estudou por anos o assunto e sugeriu ideias para a implantação de políticas públicas. Isso resultou na Lei Berenice Piana, que reconhece o autismo como uma deficiência. “A lei diz que o autista é considerado pessoa com deficiência. Antes falava-se em doença, mas autismo não é doença, é uma deficiência”, explica.

Fernanda Honorato mostra um projeto que auxilia pais sobre a melhor forma de saberem que tem um filho com Síndrome de Down e o que fazer a partir daí.

Para finalizar, Juliana Oliveira recebe Carminha e Ivan, os pais de Fernanda Honorato. Eles contam como receberam a notícia de que a Fernanda tinha síndrome de Down. “Era uma época em que a gente nem entendeu direito o que estava para acontecer. Naquela época, você não tinha Internet, você não tinha livros, era muito difícil qualquer tipo de informação”, completa.

 




Apresentação: Juliana Oliveira

Direção: Angela Reiniger

Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco

Produção: Ricardo Petracca
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/12/2013 - 20:37 e atualizado em 30/12/2013 - 21:33

Últimas

O que vem por aí