Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Linguagem Brasileira de Sinais no meio audiovisual

Programa Especial apresenta um canal de culinária na Internet que usa

Programa Especial

No AR em 26/04/2017 - 09:00

Felipe e Débora gravam vídeo para seu canal na Internet, o "Chef Cenoura", voltado para os públicos surdo e ouvinte.
Em Curitiba, o casal Débora e Felipe conversam sobre seu canal de vídeos na Internet. O Chef Cenoura usa LIBRAS para ensinar pratos de culinária vegetariana. A irmã de Débora, Janaína, nasceu ouvinte, mas ficou surda algumas semanas depois do nascimento. Em casa, tudo era dito na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais. Mesmo quando Janaína não estava em casa, era obrigatório usar LIBRAS, ou seja, uma família bilíngue. Débora explicou que Janaína “não assiste vídeos de receita no Youtube ou na televisão porque para ela é complicado acompanhar o que está sendo feito pelo apresentador e ler a legenda ao mesmo tempo. Esse é um canal inclusivo para ouvinte e para surdo, então os dois têm que se sentir bem assistindo ao programa.”

A TV INES é uma web TV em que a pessoa surda é protagonista. A TV produz 12 programas sobre esporte, entretenimento, entre outros assuntos. “A gente procura ter uma programação muito diversificada para atingir o público surdo, que não tem um acesso integral nas mídias tradicionais. Então, é uma programação que ele pode assistir integralmente”, explica a gerente da TV Ines, Joana Peregrino.

“O surdo vê o ouvinte e o ouvinte vê o surdo, isso está se abrindo”, acrescenta a apresentadora Clarissa Guerretta. “A TV mostra que o surdo é capaz, que pode viajar, que pode trabalhar em avião, em culinária, medicina (…) O público ouvinte que tenha pais surdos, por exemplo, pode assistir e crescer também.”

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 




Ultimas

O que vem por aí